Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Jogos para Transplantados

Vitoriosos na vida, atletas esbanjam saúde em competição nacional

Jogos brasileiros para Transplantados atletismo na Universidade Positivo Campo Comprido. Na imagem, a menina Laura Franco. Curitiba, 22/11/2019. Foto: Levy Ferreira/SMCS

 

Os 200 metros rasos da pista de atletismo da Universidade Positivo só foram percorridos pelo atleta Carlos Alberto Rezende, 55 anos, por causa de um ato simples, mas de valor imensurável. A doação de medula óssea feita em 2016 por Luiz Eduardo Pereira de Andrade, 26 anos, mantém Carlos vivo e com disposição para participar dos Jogos Brasileiros para Transplantados, competição inédita que vai até domingo (24/11), em Curitiba. 

Carlos e Luiz Eduardo se conheceram nesta quinta-feira (23/11), na abertura dos jogos, mas agora têm uma ligação para o resto da vida. “É muito emocionante. É um sentimento novo, olhar e ver outra pessoa que está viva por causa de você. Isto é incrível”, disse Luiz Eduardo.

Ele sempre doou sangue e numa das vezes lhe falaram sobre a doação de medula óssea. Fez os exames e como estava tudo bem passou pelo procedimento cirúrgico, que retira a medula dos ossos da bacia. Luiz Eduardo nasceu em Curitiba e mora em Rio Azul, no Sudeste do Paraná.

Carlos Alberto é morador de Campo Grande (MS). “É uma bênção a possibilidade de estar vivo, isso é indescritível", disse.

"A morte esteve muito próxima, mas graças a esse anjo, chamado de doador, estou vivo e correndo aqui hoje”, disse Carlos ao lado do seu "anjo" Luiz Eduardo.

 

Jogos para Transplantados

Histórias como a de Carlos Alberto e Luiz Eduardo poderão ser conhecidas em Curitiba até domingo (24/11), durante os Jogos Brasileiros para Transplantados promovidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), e com apoio da Associação Brasileira de Transplantados.

Na manhã desta sexta-feira (22/11) foram feitas as disputas do atletismo, na Universidade Positivo (veja aqui todos os resultados da manhã desta sexta). Durante a tarde será a vez dos jogos de tênis, que serão disputados no Centro de Esporte e Lazer (CEL) Xaxim da Prefeitura. 

Os jogos reúnem 68 atletas e 70 acompanhantes do Brasil inteiro. Pela manhã, a atleta mais nova da competição, Laura Franco, de 7 anos, participou do pentatlo infantil na Universidade Positivo. Ela recebeu um transplante de fígado do irmão. 

Doar para salvar vidas

O presidente da Associação Brasileira de Transplantados (ABTx), Edson Arakaki, explicou que o evento superou as expectativas e são dois os principais objetivos: falar da importância da doação de órgãos e destacar a atividade física como maneira de fazer a reinserção da pessoa transplantada na sociedade.

“O transplantado pode fazer qualquer coisa e o esporte melhora a qualidade de vida”, explicou Arakaki.

Segundo ele, nas regiões onde competições similares aos Jogos Brasileiros para Transplantados foram feitas houve aumento de 30% dos casos de doação de órgãos. Arakaki recebeu um rim doado da irmã em 2001.

Na espera por um rim 

Na manhã desta sexta-feira, nas competições de atletismo, o professor de Educação Física e voluntário nos Jogos, Ramon Lima, 38 anos, recebeu uma ligação que pode mudar a vida dele. 

“O médico acabou de me ligar, está acontecendo a captação de um órgão e vão ver se é compatível comigo”, disse Ramon, que espera por um transplante de rim há 8 meses. “Só de receber essa ligação já fiquei feliz. Esse tipo de evento ajuda a sensibilizar as pessoas a doarem órgãos. Muitos ainda têm dúvidas e medo, é preciso divulgar mais o tema”, concluiu. 

O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein, e o diretor de Esporte, Carlos Pijak Jr, também acompanharam as competições de atletismo.

 

As competições

22 de novembro (sexta-feira)
14h às 18h – tênis no Centro de Esporte e Lazer (CEL) Xaxim (Rua Dom José Marello, 101, Xaxim)

23 de novembro (sábado)
9h às 11h – natação no Centro de Esporte e Lazer (CEL) Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz (Rua Brigadeiro Franco, 2.335, Água Verde)

24 de novembro (domingo)
7h às 9h – corrida de rua e caminhada na Avenida Doutor Dário Lopes dos Santos, 419, próximo ao Estádio Durival Britto e Silva (Circuito Sesc de Corridas)

LEIA MAIS