A presença negra em Curitiba é tema da visita guiada Caminhando Através do Passado, que acontece neste domingo (16/11), das 8h às 12h. O roteiro dessa edição vai apresentar ao público a trajetória de diversas personalidades negras, em um percurso pelo Centro com início na Praça Zacarias, cujo chafariz foi projetado em 1871 pelo engenheiro Antônio Rebouças Filho.
Casas da Leitura promovem oficinas literárias no Mês da Consciência Negra
6 dicas de filmes com protagonismo negro para ver em novembro
Além de abordar biografias, a visita também passa por temas como educação, justiça e o papel dos clubes operários para a população negra no século 19. O passeio, vai ser conduzido pela especialista em patrimônio Clarissa Grassi e as inscrições devem ser feitas no Guia Curitiba, a partir desta quinta-feira (13/11), a partir das 10h.
Os participantes vão caminhar por pontos como o Instituto de Educação do Paraná, o edifício Moreira Garcez, a Boca Maldita, o Palácio Avenida. Serão lembrados os legados da professora e pesquisadora Maria Nicolas, da primeira engenheira negra do Brasil, Enedina Alves Marques, e do ex-presidente do Clube Operário, Edgard Antunes da Silva.
“Além de rememorar a contribuição destas personalidades em suas áreas de atuação, a visita reitera a presença negra e sua importância para construção e consolidação da cidade de Curitiba”, destaca Clarissa.
A visita guiada Caminhando Através do Passado é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Fundação Cultural de Curitiba, viabilizada pela Escola de Patrimônio. Os roteiros abordam a ocupação efetiva de áreas centrais da capital paraense, em atividades de educação patrimonial.
As edições são mensais e ocorrem durante o Domingo no Centro. A cada mês um trajeto apresenta equipamentos públicos distintos, através de uma abordagem multidisciplinar nas áreas de história e arquitetura, contextualizando a história e o patrimônio da cidade de Curitiba.
Serviço
Caminhando Através do Passado
Data: domingo (16/11), às 10h
Ponto de encontro: Bondinho da Rua XV de Novembro
Inscrições a partir desta quinta (13/11), no Guia Curitiba