Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Obras públicas

Vila Nossa Senhora da Luz faz 50 anos e recebe obras nas ruas e nova iluminação

Neste sábado (21), uma festa irá comemorar os 50 anos da Vila Nossa Senhora da Luz, o primeiro projeto habitacional desenvolvido pela Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab). Durante esta semana, a Prefeitura de Curitiba está finalizando trabalhos de reparos e melhorias nas ruas e na iluminação de praças. Curitiba, 16/11/2015 - Foto: Levy Ferreira/SMCS

Neste sábado (21), uma festa irá comemorar os 50 anos da Vila Nossa Senhora da Luz, o primeiro projeto habitacional desenvolvido pela Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab). Durante esta semana, a Prefeitura de Curitiba está  finalizando trabalhos de reparos e melhorias nas ruas e na iluminação de praças do bairro.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está atuando na Praça Enoch Ramos, conhecida como Praça Central da Vila Nossa Senhora da Luz, na Cidade Industrial de Curitiba. A praça, que será ponto principal das festividades, passa a contar com alambrado em volta da cancha, pintura do mobiliário urbano, troca da areia da cancha, paisagismo e nova iluminação.

A Praça recebeu da Secretaria Municipal de Obras poste de 15 metros de altura com quatro luminárias com lâmpadas de alto rendimento (400 watts) de vapor metálico, quatro postes de concreto e 16 projetores com lâmpadas de alto rendimento (400 watts) de vapor metálico e mais 24 lâmpadas de vapor  metálico. O material antigo foi retirado.  

A revitalização no sistema de iluminação pública está sendo feita em 14 praças da vila. Em cinco delas, inclusive, haverá ampliação e melhorias nos equipamentos de iluminação existentes.

De acordo com o gerente de estudos e projetos do Departamento de Iluminação, Ernesto de Mello Wendeler, a ideia é que a nova iluminação incentive os moradores a aproveitar ao máximo os espaços públicos, com a prática de esportes, caminhando ou mesmo se reunindo para bater papo à noite.

Patrícia Alves mora no conjunto habitacional há 18 anos e já está aproveitando para fazer caminhada e exercícios na Praça Central. “Faz tempo que esperávamos por esta reforma. A praça estava precisando. Vou trazer as crianças da família para brincar novamente na cancha”.

Marco de Oliveira Ferreira, morador do local há 24 anos, utiliza a praça para realizar seus exercícios diários. “Bom ter um lugar renovado para a comunidade”.

Já na Praça Ari de Souza foram instalados novos postes de concreto e 16 projetores com lâmpadas de alto rendimento (400 watts) de vapor metálico e mais três postes com lumináriase lâmpadas de vapor metálico de 250 watts, além de novo cabeamento e equipamentos elétricos. Na Praça Luiz O. Leal houve a instalação de um poste com quatro luminárias e lâmpadas de alto rendimento, além de 12 projetores. Outras duas praças, nas ruas João Ribeiro Batista e Jovany Scorsin, também receberam novos equipamentos.

As demais praças que integram a Vila Nossa Senhora da Luz estão tendo serviços de manutenção e de melhorias na iluminação pública com a substituição das lâmpadas de vapor de sódio (amarela) por vapor de alumínio (branco). “Todas as praças ficarão padronizadas com a utilização de lâmpadas brancas de alto rendimento”, complementou Wendeler. 

Obras de reparo no pavimento, ou operação tapa-buracos, estão sendo feitas nas ruas da região.

História

Inaugurado em 1966 na Cidade Industrial, o conjunto de 2,1 mil casas abrigou mais de 11 mil pessoas. Cinco décadas depois, algumas casas ainda mantêm detalhes da sua concepção original, como o sótão em madeira. Outras foram completamente alteradas. A atuação da Cohab foi fundamental no processo de ocupação do local.

Soraia de Lima conta que nasceu e cresceu na Vila Nossa Senhora da Luz. “O bairro cresceu muito. Não me vejo em outro lugar. Minha vida é aqui. Nasci, cresci, casei e continuo no bairro”.

Festa

No sábado (21), a partir das 10 horas, a Praça Central será palco das festividades programadas pela Administração Regional  da CIC em comemoração ao cinquentenário da Vila.  A festividade terá culto ecumênico, campeonato de futebol, parabéns e bolo, além das atrações culturais, jogos gigantes, brinquedos infláveis, feira gastronômica e artesanal com moradores e entidades da Regional da CIC.