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Covid-19

Veja ações de Saúde durante a pandemia

Saúde investe R$ 8 milhões em equipamentos de proteção. Curitiba, 15/03/2020. Foto: Luiz Costa/SMCS

Veja ações da Secretaria Municipal da Saúde no combate ao coronavírus:

  • Criação de central telefônica para atendimento e teleconsulta para população, disponível em (41) 3350-9000. 
  • Disponibilização de "Assistente virtual" que faz triagem de pacientes com suspeita de covid-19.  A população pode passar pela triagem on-line de suspeita de covid-19 por meio da Central de Relacionamento da Prefeitura no WhatsApp (41-9876-2903) ou pelo chatbot nos sites da Prefeitura ou da Secretaria Municipal de Saúde.
  • Regulamentação de medidas complementares para regulamentar as atividades do comércio, com o objetivo de orientar a população sobre as posturas sanitárias mais adequadas, de forma a não permitir descontrole na transmissão do novo coronavírus.
  • Criação de sistema de monitoramento por bandeiras, com o Programa de Responsabilidade Sanitária e Social da Secretaria Municipal da Saúde, que demonstra por meio de cores o nível da pandemia na capital e a situação das restrições em que a cidade se encontra. O programa conta com um painel com três níveis de cores: amarelo (alerta), laranja (risco médio) e vermelho (risco alto). Atualmente, a cidade está na bandeira laranja.
  • Disponibilização de mais 325 leitos de UTI SUS na capital, exclusivos para o atendimento de covid-19. Os novos leitos fazem parte do plano de contingência de enfrentamento à pandemia do município e integram os 1.088 leitos de UTI da rede hospitalar pública e privada da cidade.
  • Mudanças nas unidades básicas de saúde: 78 dedicadas ao novo coronavírus e outras doenças, 10 exclusivas para vacinação, 23 remanejadas (com profissionais deslocados para o atendimento ao novo coronavírus).
  • Contratação de mais 642 profissionais de saúde para trabalhar no combate ao novo coronavírus, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
  • Remanejamento de profissionais: as mudanças permitiram colocar mais 850 profissionais na linha de frente contra a covid-19.
  • Alteração de fluxo nas UPAs e Unidades Básicas de Saúde: separação das pessoas que procuram atendimento ainda na porta de entrada, com divisão física entre os que apresentam sintomas da covid-19 e os que apresentam sintomas de outras doenças.
  • Rede Hospitalar foi reordenada e hospitais estão preparados para atender os casos encaminhados da doença.
  • Disponibilização do TeleTea, serviço de teleatendimento para orientação e apoio de famílias e cuidadores de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que estão em isolamento domiciliar nesse período de pandemia do novo coronavírus.
  • O aplicativo Saúde Já Curitiba foi atualizado com uma área especial com informações sobre o novo coronavírus. É possível tirar dúvidas, acessar uma plataforma virtual de triagem, ter acesso a resultado de exame e receber o boletim diário do município. Os usuários também passaram a ter acesso a um push de mensagens sobre casos positivos da região.
  • A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba reforçou medidas simples de combate ao avanço do novo coronavírus: higiene pessoal, como a constante lavagem das mãos com água e sabão ou o uso de álcool em gel; o distanciamento social; evitar levar as mãos nos olhos, nariz e boca; ao espirrar e/ou tossir usar lenços descartáveis ou colocar o cotovelo diante da boca e nariz; manter os ambientes ventilados e evitar lugares fechados e com aglomeração de pessoas.
  • Medida para obrigatoriedade de uso de máscaras pela população em espaços públicos, comerciais e de uso coletivo, incluindo o transporte coletivo, os táxis e os veículos de aplicativos. A orientação é que a população faça uso de máscaras caseiras. 
  • Criação do sistema de atendimento psicológico por telefone para servidores que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus (41 3350-8200) e para população em geral (41 3350-8500).
  • Contratação de vagas em hotéis para os profissionais que estão na linha de frente do combate à covid-19, que inclui hospedagem, refeições, lavanderia, roupa de cama e estacionamento. Um dos hotéis é para acolher trabalhadores com suspeita ou com resultado positivo para covid-19. Outro hotel é para aqueles profissionais que moram com familiares que são do grupo de risco e não possuem estrutura domiciliar para o adequado isolamento.
  • Receitas de medicamentos de uso contínuo foram renovadas automaticamente por mais 90 dias. Isso evita que as pessoas tenham que ir até as unidades de saúde.
  • Reforço no estoque de medicamentos e de equipamentos de segurança, ainda antes da chegada do novo coronavírus em Curitiba. Aumento das compras de álcool gel, luvas, máscaras e demais equipamentos de segurança feito antes da notificação dos primeiros casos de covid-19 na cidade.
  • Cirurgias eletivas, que não são consideradas urgentes, foram suspensas.
  • Atendimentos odontológicos de rotina também foram suspensos. Só estão sendo atendidos os casos emergenciais.
  • Todas as atividades em grupos (ioga, canto, ginástica) com idosos suspensas na rede saúde.
  • Implantação de uma unidade específica para atendimento de profissionais da saúde da Prefeitura em casos de sintomas da covid-19. 
  • O sistema de alimentação por self-service é proibido em Curitiba. Os estabelecimentos poderão servir pratos a la carte, por delivery ou com entregas nos balcões, seguindo demais regra sanitárias.
  • Eventos, comemorações e confraternização, a recomendação é que sejam suspensos.
  • Estão proibidas a visitação a idosos nas instituições de longa permanência; a visitação a pacientes internados (acompanhantes para idosos e crianças estão permitidos); a venda e uso de narguilés, arguilés e hookah.
  • Crianças com até um ano de idade e pessoas com 60 anos ou mais devem se deslocar apenas para atividades necessárias, evitando transporte coletivo, excussões, evitando eventos com concentração de pessoas.
  • Instalação do serviço de telemedicina. Curitiba foi a primeira capital do Brasil a ter a videoconsulta, com a plataforma doada pela Doctoralia.
  • Criação do programa Anjos da Saúde, uma iniciativa para ampliar os cuidados com idosos durante a pandemia.  O programa funciona por meio de uma tutoria, a ser exercida junto a idosos que não dispõem de rede de apoio familiar e que estejam em condições de saúde mais frágeis. Os tutores são profissionais dos distritos sanitários e estudantes de medicina do último período, que acompanharão e orientarão os idosos durante visitas presenciais. As ações são implementadas por meio de uma parceria com a PUC-PR. Outras instituições de ensino superior também podem vir a participar do programa.