Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Nova energias

Usina solar do Parque Barigui será ampliada

IMAP e Funpar assinam termo de cooperação técnica para ampliação da usina solar do Parque Barigui. Curitiba, 19/11/2020. Foto: Hully Paiva/SMCS

 

O parque Barigui vai receber em breve mais equipamentos de geração, acumulação e distribuição de energia limpa. O Instituto Municipal de Administração Pública (imap) assinou nesta quinta-feira (19/11) o termo de cooperação técnica com a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) que visa garantir recursos para a viabilização da ampliação do sistema de geração de energia própria no complexo de eventos do parque.

Com recursos financeiros já garantidos pela Copel, o convênio pretende viabilizar a compra de equipamentos para um projeto de microgeração de energia que já está em desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em conjunto com a Copel, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o Imap.

“Com a assinatura do termo de cooperação, o próximo passo será a tramitação da aquisição dos equipamentos para a posterior adequação do espaço e instalações que devem ocorrer no mês de março de 2021”, planeja o coordenador do projeto, o Prof. Dr. da UFPR, Alexandre Rasi Aoki.

O projeto prevê a instalação de novos painéis solares no espaço de eventos, que irão utilizar a energia proveniente do sol para abastecer carregadores de veículos elétricos e baterias de acumulação, que armazenam energia elétrica fisicamente, além de uma sala de controle da operações com conteúdo didático e educativo para a população em geral.

Participaram da assinatura do convênio o presidente do Imap, Alexandre Matschinske; o diretor superintendente da Funpar, João da Silva Dias; o diretor de administração e finanças da Funpar, Enio Fabricio Ostrovski Ponczak, o superintendente técnico do Imap, Felipe Thá de Carvalho; e o diretor administrativo e financeiro do Imap, Antônio Sérgio da Silva Bento.

Usina Solar

O complexo Imap, Barigui já conta com uma miniusina de geração de energia solar formada por 98 painéis fixados no telhado do espaço de eventos. Instalada no mês de agosto e custeada com recursos próprios do Imap, a miniusina solar gera em média R$ 3 mil por mês de energia elétrica limpa que é injetada diretamente na rede da Copel, gerando créditos a serem abatidos nas faturas do município.