A Urbanização de Curitiba (Urbs) vai implantar dispositivos contra fura-catracas em 62 estações-tubo da cidade. Serão 124 barreiras feitas de aço (duas para cada equipamento) para impedir a ação de pessoas que tentam entrar nos ônibus sem pagar passagem. No primeiro semestre de 2025, a estimativa é que prejuízo com fura-catracas chegou a R$ 5,7 milhões.
A previsão é que os trabalhos iniciem no fim do mês e sejam concluídos em setembro. Durante os trabalhos, as estações vão operar normalmente. Os dispositivos são implantados nas laterais dos equipamentos, impedindo a entrada nos ônibus pelo lado de das estações-tubo.
“As invasões prejudicam o transporte público, que deixa de receber a receita pelo serviço prestado e tem que ampliar gastos operacionais para reforçar a fiscalização e a colocar anteparos e barreiras. Isso encarece custos e penaliza os passageiros que pagam corretamente as passagens”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.
O contrato para execução dos trabalhos foi assinado com a empresa Ajatto Licitações e Transportes.
Aumento das invasões
Uma pesquisa, realizada pelo Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba (Setransp) durante sete dias em março de 2025 detectou 37.056 invasões no período, 3% mais que o registrado no levantamento anterior, de setembro do ano passado.
A estação Carlos Gomes/André de Barros foi a que sofreu maior número de invasões, com 1.019 no período, seguido pela Marumby sentido Terminal Portão, com 866; Praça Rui Barbosa sentido Terminal Centenário, com 697; Kennedy, com 660; e Carlos Dietzch sentido bairro, com 631.
“As empresas realizam constantemente pesquisas para mapear os pontos com maior incidência de evasão e compartilham os dados com o poder público. Esperamos que essa iniciativa tenha o apoio da população, pois ela representa um avanço na busca por mais segurança e justiça para todos que utilizam e pagam corretamente pelo transporte público”, diz Angelo Gulin, presidente do Setransp.
A intenção da Urbs é que após a primeira etapa, mais estações sejam contempladas com a colocação dos dispositivos.
Teste
A Urbs também vem testando um outro modelo de barreira contra fura-catracas, desenvolvido partir da ideia de um passageiro. Ao contrário dos dispositivos fixos, que serão colocados nas 62 estações-tubo, o modelo em teste é móvel, funciona através de contatos entre as lingüetas instaladas nas rampas e na estação-tubo. O equipamento é acionado, junto às portas de desembarque, quando a rampa do ônibus toca a plataforma.
O teste está sendo realizado, desde março, na estação-tubo Morretes, no bairro Portão. “Estamos avaliando, fazendo os ajustes necessários e se conseguirmos bons resultados o projeto pode ser homologado para ser implantado em outras estações-tubo”, diz Alceu Portella, gestor da área de manutenção da Urbs.
Operações
Além disso, a Prefeitura vem fazendo operações policiais contra passageiros que tentam entrar nos ônibus sem pagar passagem. Em junho, a Patrulha do Transporte Coletivo, da Guarda Municipal de Curitiba, prendeu em flagrante 17 adultos e apreendeu quatro adolescentes no Centro da cidade em uma operação fura-catraca, na primeira grande ação do grupo que foi criado pelo prefeito Eduardo Pimentel no dia 19 de maio, com o objetivo de reforçar a segurança nos ônibus.