A unidade de saúde Higienópolis, no distrito sanitário do Boa Vista, terá o atendimento redirecionado. Os usuários passarão a ser atendidos pelas unidades Atuba (a 3,6 km de distância), Bairro Alto (1,5 km de distância) e Tarumã (2,5 km de distância), todas no Bairro Alto.
De acordo com a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, o objetivo da mudança é oferecer um melhor atendimento aos usuários. “Essa alteração vai permitir trazer maior conforto e segurança para todos”, diz.
Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Saúde (CMS), Adilson Tremura, a mudança foi acompanhada pela entidade. “O Conselho compreendeu a importância dessa ação. Como órgão fiscalizador acompanhamos os detalhes para garantir que os usuários e trabalhadores da unidade fossem realocados de forma adequada”, disse Tremura.
A Unidade de Saúde Higienópolis já estava com o atendimento suspenso desde o início da pandemia, uma vez que, por questões estruturais, o imóvel em que está alocada não permite estabelecer fluxo de atendimento em “y”, que separa usuários com sintomas respiratórios e com suspeita de covid-19 dos demais.
Durante o período de suspensão de atividades, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente emitiu um parecer informando a impossibilidade de realização de reformas no imóvel, que pertence à Cúria Metropolitana.
O parecer informou, ainda, que o aparecimento de fissuras e trincas no imóvel da Unidade de Saúde Higienópolis está relacionado ao fato de parte do terreno ser atingido por área de preservação permanente. “A estrutura está sujeita a constantes movimentações de lençol freático, causando assim o aparecimento de fissuras e trincas”, informou o laudo.
“Estas condições não são passíveis de correção, pois a legislação ambiental não permite”, explica a superintendente Executiva da SMS, Beatriz Battistella Nadas. Várias vezes a unidade sofreu alagamentos quando houve chuva abundante.
O imóvel será devolvido à Cúria Metropolitana.