Solucionar os problemas das cidades de forma inovadora, criativa e sustentável. Esse é o desafio proposto pelo prêmio Smart City Business Solutions que encerra as inscrições no próximo dia 10/04. Podem se inscrever startups com produtos e soluções urbanas que priorizem a conectividade em fase de desenvolvimento ou já têm um produto mínimo viável (MVP).
Após a inscrição feita no site, é preciso enviar um vídeo de apresentação e preencher as especificações técnicas contidas no formulário. As startups classificadas serão convidadas para o desafio final, que será realizado nos dias 22, 23,e 24/05 em Curitiba durante o Smart City Business America Congress & Expo 2017.
A competição também tem como objetivo estimular a inovação e o empreendedorismo de alto impacto, além de dar visibilidade e criar oportunidades de negócio para as startups. A disputa é dividida em quatro categorias: mobilidade urbana, saúde e educação e sociedades inteligentes.
Os finalistas do Prêmio irão participar do Programa BizSpark da Microsoft, que inclui serviços gratuitos de computação em nuvem, mentoria técnica para a expansão de negócios, bem como investimento indireto de até US$ 120 mil por projeto.
Já os 3 primeiros colocados, participarão de encontros de orientação jurídica quanto aos aspectos societários, fiscais, trabalhistas e regulatórios, conforme o caso, a serem realizados em até 60 dias da data da premiação e 12 meses de associação ao Instituto Smart City Business America.
O desafio de startups é parte do Smart City Business America Congress & Expo 2017, o maior evento relacionado ao ecossistema das smart cities na América Latina que ocorre no Expo Unimed Curitiba nos dias 22, 23, 24 de maio.
Mais informações sobre o prêmio podem ser obtidas no site http://smartcitybusiness.com.br/2017/desafio-das-startups/ ou por e-mail: desafio@smartcitybusiness.com.br
Exemplo de Curitiba
Mais de 748 pessoas passaram pelos locais de palestras do evento Conecta Engenho no último final de semana. Esse dado foi consolidada por sensores que identificaram a presença de smartphones no local. Essa tecnologia está sendo desenvolvida por uma startup curitibana que irá participar do prêmio Smart City Business Solutions na categoria mobilidade urbana.
“Vamos participar do prêmio como uma solução de mobilidade urbana. Conseguimos medir o número de pessoas online, o tempo que elas ficaram e quantas vezes passaram ali com a identificação dos smartphones que passam pelo local, um método muito mais moderno e ágil que as tradicionais pesquisas de amostragem. O prêmio é uma ótima oportunidade para compartilharmos ideias e divulgarmos as soluções”, comenta Oto Moreira, diretor da EveryWhere Analytics.