Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Italian Design Day

Tradição e inovação movem as cidades inteligentes, diz o prefeito

Evento Italian Design Day, com a presença de Arquitetos e engenheiros no IPPUC. Evento contou com a presença do Prefeito de Curitiba Rafael Greca - Curitiba, 12/03/2019 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

O prefeito Rafael Greca destacou o processo de evolução urbana e inovação de Curitiba na palestra de abertura da terceira edição do Italian Design Day (IDD), na noite desta terça-feira (12/3), no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Neste ano, a capital paranaense foi a única do Brasil escolhida pelo governo italiano como sede do evento realizado simultaneamente em 100 cidades do mundo.

Com os temas Design e Cidade do Amanhã esta edição do IDD contou também com a participação do arquiteto italiano e professor da Universidade de Florença Giacomo Pirazzoli, com a abordagem sobre hortas verticais. Segundo o cônsul-geral da Itália em Curitiba, Raffaele Festa, o tema do evento convergiu às ações desenvolvidas em Curitiba. “Não foi por acaso que Curitiba foi escolhida como a única capital do país a ser sede do IDD neste ano. Isso se deve ao reconhecimento da cidade como smart city e por sua história de planejamento”.

O prefeito declarou ser uma alegria sediar em Curitiba mais um evento em direção à cidade ideal. "O mais belo é o mais justo. A melhor cidade, a mais bonita, é aquela que vê na beleza da sua função urbana a condição de justiça social, de igualdade de oportunidades e de construção de um desenho que permita que todos convivam harmonicamente”, afirmou.

Em sua apresentação, o prefeito pontuou o design curitibano ao longo da história, começando pelo brasão do município que retrata a araucária, a árvore símbolo da cidade e do Paraná e que na versão de 1900 trazia a inscrição “Semper Ad Excelsa” que se traduz do latim como “Sempre Alta”.

Greca também destacou as influências do movimento paranista, dos movimentos econômicos como o da erva-mate e da madeira e do desenvolvimento urbano, desde o Plano Agache à implantação do Plano Diretor, à evolução do transporte, a implantação das Ruas da Cidadania, das Vilas de Ofício e dos Faróis do Saber e Inovação. Ele também sinalizou as ações de Curitiba para o futuro, como os projetos em andamento da fazenda urbana autossustentável, da ampliação da estrutura cicloviária e da adequação de estruturas para o aproveitamento e geração de energia renovável.

Ao finalizar a palestra, Greca foi saudado pelo arquiteto e professor da Universidade de Florença Giacomo Pirazzoli, que elogiou a abordagem do prefeito sobre a cidade. “Foram palavras maravilhosas. Pensando nos prefeitos que temos não vejo nenhum à altura”, disse o também palestrante da noite, que há dois anos faz pesquisas no Brasil a convite da Universidade Mackenzie de São Paulo.

Pirazzoli é mestre em arquitetura pela Università degli Studi di Firenze (1993), doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Università degli Studi di Roma La Sapienza (1997) e professor da Faculdade de Arquitetura da Università degli Studi di Firenze desde 2000, ministrando cursos de Projeto Arquitetônico e de Museus e Patrimônio, inclusive no Mestrado Internacional em Inglês.

Completando o evento do Italian Design Day foram feitas apresentações pelas empresas Habitech, de construção sustentável, e da Planet Idea, de implantação de um bairro inteligente em Milão e de uma cidade inteligente no Brasil, a Smart-City Laguna, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará. O evento foi fechado com um debate mediado pela equipe da HAUS/Gazeta do Povo.

Italian Design Day

Realizado anualmente, o IDD é uma promoção do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional da Itália, em aliança com o Ministério do Desenvolvimento Econômico e Patrimônio Cultural e da Trienal de Milão. Também são parceiros o Salão Internacional do Móvel de Milão, a Agência Italiana de Comércio e a Associação para o Design Industrial (ADI) e a emissora de televisão RAI.  

Em Curitiba, a organização é do Consulado Geral da Itália, em parceria com a Prefeitura, o Centro Brasil Design (CBD) e a ProdesignPR, com o apoio da Gazeta do Povo/HAUS, do Solar do Rosário, da Lumen Design e da Habitech.