Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Patrimônio

União cede à Prefeitura prédio histórico da Escola Durival Britto e Silva

Imagens da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva, na Regional Cajuru. O prefeito Rafael Greca assinou, nesta quinta-feira (28/6), com o superintendente da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) no Paraná, Jorge Luiz Moreira Silva, contrato de cessão gratuita do prédio onde funciona, desde 1996. A cessão, anteriormente em caráter precário, passou a ser pelo período de 20 anos prorrogável por igual tempo. - Curitiba, 28/06/2018 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

O prefeito Rafael Greca assinou, nesta quinta-feira (28/6), com o superintendente da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) no Paraná, Jorge Luiz Moreira Silva, contrato de cessão gratuita do prédio onde funciona, desde 1996, a Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva, na Regional Cajuru. A cessão, anteriormente em caráter precário, passou a ser pelo período de 20 anos prorrogável por igual tempo.

“O Patrimônio da União nos dá a cessão de uso gratuito da escola e regulariza o funcionamento dessa importante unidade de educação da Regional Cajuru”, afirmou o prefeito.

A Escola Durival Britto e Silva atende a 775 estudantes do primeiro ao nono ano do ensino fundamental e já foi campeã na Olimpíada Brasileira de Robótica com alunos também representando o Brasil em competições internacionais do gênero. 

Construído na década de 40, o imóvel está instalado em uma área de 7.218 metros quadrados. O prédio foi sede da escola ferroviária de Curitiba (inicialmente chamada de Escola de Artes e Ofícios e depois Ginásio Ferroviário) destinada a filhos de ferroviários. Mais tarde abrigou o Serviço de Ensino e Seleção Profissional (SESP) da Rede Viação Paraná-Santa Catarina (RVPSC), antecessora da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). 

Em parceria com a concessionária Rumo, a Secretaria Municipal da Educação pretende revitalizar o Ginásio de Esportes, que tem mais de 70 anos. “Construído em madeira, o ginásio é um exemplar da arquitetura em madeira que deve ser recuperado”, disse Greca.

A assinatura do contrato de cessão entre o município e a SPU ocorreu durante reunião no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), na manhã desta quinta-feira (28/6).

Estiveram presentes o vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas, Eduardo Pimentel; o chefe da Divisão de Coordenação Estratégica da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) no Paraná, Luciano Sabtke Diz; a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; o superintendente da Secretaria Municipal da Educação, Oséias Santos de Oliveira; o secretário da Defesa Social, Guilherme Rangel; a diretora da Setran, Rosângela Battistella; o presidente da Urbs, Ogeny Maia Neto, o secretário municipal do Abastecimento, Luiz Gusi, e a supervisora de Planejamento do Ippuc, Rosane Valduga, acompanhada da equipe técnica do instituto.