Ir para o conteúdo
Conecte Smir

Tecnologia fortalece integração dos serviços da Secretaria da Mulher

Tecnologia fortalece integração dos serviços da Secretaria da Mulher. Foto: Hully Paiva/SECOM

A Secretaria Municipal da Mulher e Igualdade Étnico-Racial (Smir) vai colocar em funcionamento neste mês de dezembro o Conecte Smir, solução tecnológica criada para padronizar, registrar e integrar os fluxos de atendimento das unidades vinculadas às políticas municipais de proteção, igualdade racial e defesa dos direitos das mulheres.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação (Smati), o sistema tem como finalidade centralizar informações, garantir rastreabilidade dos atendimentos, qualificar os fluxos internos e disponibilizar dados estratégicos para gestão, monitoramento e avaliação das políticas públicas.


Atendimento qualificado

O Conecte Smir atenderá a Casa da Mulher Brasileira, o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), o Centro de Referência Afro (Creafro) e a Casa de Passagem Indígena.

“O Conecte Smir inaugura uma nova etapa na qualificação dos nossos atendimentos, com informações integradas e seguras. É um passo fundamental para qualificar ainda mais o cuidado, fortalecer a proteção e garantir que cada mulher seja atendida com dignidade, acolhimento e eficiência”, comenta Marli Teixeira Leite, secretária da Smir.

Avanço estratégico

A nova ferramenta contempla ambiente de produção configurado, gestão e autenticação de usuários, fluxos unificados de atendimento, base de dados centralizada e padronizada, controle de permissões por perfil de atuação, relatórios e indicadores para apoio à gestão e suporte técnico e governança do sistema.

De acordo com Carla Cavichiolo Flores, do Departamento de Atendimento e Serviços de Tecnologia da Informação da Smati, nesta primeira etapa ainda não estão implementados módulos específicos por unidade. Esta funcionalidade está prevista como evolução futura da solução e será construída de forma gradual, conforme validação dos fluxos técnicos e operacionais junto às equipes.

“A implantação do Conecte Smir representa um avanço estratégico, fortalecendo a integração dos serviços, ampliando a segurança da informação e qualificando o atendimento oferecido às usuárias e aos grupos atendidos”, explicou.

Após o início da operação, será realizado acompanhamento assistido, capacitação contínua das equipes e evolução do sistema conforme necessidades da política pública.