Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Inclusão

Técnicos do município têm curso sobre acessibilidade

Engenheiros e arquitetos da Prefeitura têm curso sobre acessibilidade. foto: Divulgação

Nesta semana teve início o Curso Formação e Capacitação em Acessibilidade para 30 arquitetos e engenheiros da Prefeitura, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR). O treinamento segue até o próximo dia 30 e o objetivo é atualizar os técnicos do município em relação às normas de acessibilidade para a aplicação em projetos urbanos.  

“Quando uma edificação atende o previsto na normativa da ABNT (NBR 9050) ela proporciona o que chamamos de desenho universal. Isso significa que todas as pessoas, independentemente de suas necessidades específicas, podem utilizar o espaço com segurança e autonomia”, explica Fernanda Primo, psicóloga da Assessoria de Direitos da Pessoa com Deficiência (PcD) da Prefeitura.

A última revisão e atualização da Norma de Acessibilidade a Edificações Mobiliário e Espaços e Equipamentos Urbanos, a NBR 9050, foi publicada pelo Comitê Brasileiro de Acessibilidade da ABNT em 2015.

No primeiro dia de capacitação, a equipe da Assessoria dos Direitos da PcD realizou dinâmicas para sensibilizar os técnicos sobre a importância da acessibilidade.  

O grupo participou de vivências em quatro áreas de deficiências: auditiva, visual, intelectual e física. De acordo com a coordenadora da pasta, cada técnico pode sentir as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência.  

Vivência

“Na vivência de deficiência visual, por exemplo, foi proposta a locomoção com os olhos vendados e com o uso de bengalas”, explica Denise. Além disso, os arquitetos e engenheiros tiveram que se locomover com cadeiras de rodas, subir rampas e usar elevadores.

Nos próximos dias a formação, será teórica e contará com a participação da professora de engenharia da PUC-PR, Lucia Okumura, especialista em tecnologia assistiva. Os assuntos abordados serão: terminologia, inclusão social, normas técnicas de acessibilidade e rotas acessíveis.