A tarifa do transporte coletivo em Curitiba passará a R$ 2,50 a partir da zero hora deste sábado (5). O reajuste, de 13,64%, acontece depois de a tarifa ficar dois anos congelada, no valor de R$ 2,20. A Domingueira, tarifa especial aos domingos, continuará R$ 1,00.
"A nova tarifa é resultado do aumento de custos de mão-de-obra e de insumos no setor de transporte coletivo, principalmente os salários dos operadores e preços de lubrificantes e peças mecânicas", diz o presidente da Urbs, Marcos Isfer.
O reajuste dos salários de motoristas e cobradores, definido nos acordos coletivos da categoria em 2010 e 2011, foi de 15,09% em dois anos. O preço dos lubrificantes subiu 29,13%; o óleo diesel subiu 2,41%; e peças e acessórios tiveram alta de 9,24%.
A reposição de custos também foi feita na tarifa da Linha Turismo, que passa de R$ 20,00 para R$ 25,00; e na Circular Centro, que passa de R$ 1,20 a R$ 1,50. A tarifa de domingo tem o preço de dia útil quando paga por meio de cartão, pois a tarifa de R$ 1,00 é somente para pagamento em dinheiro.
Por dia útil, a Rede Integrada de Transporte (RIT) registra, em média, 1,1 milhão de passageiros pagantes e 2,3 milhões de passageiros transportados. A diferença entre o número de passageiros pagantes e transportados deve-se a isenções e à integração que permite aos curitibanos usar vários ônibus pagando apenas uma tarifa.
PASSE ESCOLAR E ISENÇÃO
Mais de 242 mil curitibanos estão cadastrados na Urbs com isenção de tarifa e em torno de 20 mil estudantes recebem, por ano, o passe escolar, com desconto de 50% na tarifa. A Rede Integrada tem uma frota operante 1915 ônibus que fazem 21 mil viagens e quase 500 mil quilômetros por dia útil.
NOVOS ÔNIBUS
Ainda neste mês de março, a rede integrada de transporte terá 78 novos ônibus, aí incluídos mais de 10 biarticulados que vão compor a nova frota de Ligeirões da cidade. Movidos apenas a biocombustível, os novos ligeirões vão circular na Linha Verde e no eixo Boqueirão. Até julho, Curitiba vai ganhar, no total, 544 ônibus novos e, destes, 94 serão biarticulados e 194 Ligeirinhos.
Também neste ano começarão as obras da Linha Verde Norte que permitirá a implantação de mais duas linhas de ônibus expresso: a Pinheirinho/Atuba e a Atuba/Centro.
AVANÇOS
Neste período de mais de dois anos em que a tarifa ficou congelada, os curitibanos passaram a contar com uma série de inovações no sistema de transporte coletivo. Uma delas foi a entrada em operação do sexto eixo de transporte – a Linha Verde – que permitiu a implantação de mais uma linha de ônibus expresso, a Pinheirinho - Carlos Gomes, com biocombustível à base de óleo de soja.
O sistema Ligeirão também foi implantado, no ano passado, no eixo Boqueirão. O Ligeirão é um ônibus que faz menos paradas e é dotado de um sistema que aciona automaticamente os semáforos abrindo o sinal verde prioritariamente para os ônibus.
Também os 77 mil passageiros que diariamente usam o Ligeirinho Inter 2 foram beneficiados com melhorias no transporte. Todas as 28 estações-tubo do Inter 2 foram ampliadas em 50%, ganhando uma terceira porta, que agiliza embarque e desembarque. E a frota do Inter 2, de 70 ônibus, passou a contar com 40 articulados, ampliando em 20% a oferta de lugares nesta linha.
INOVAÇÕES
Pioneira no sistema de corredores exclusivos de ônibus (hoje conhecido mundialmente como BRT (Bus Rapid Transit/Trânsito Rápido de Ônibus), Curitiba volta a inovar no sistema de transporte com a ultrapassagem nas canaletas o que amplia a capacidade do sistema em 50%. Cerca de 20 quilômetros, dos 82 quilômetros de canaletas, já permitem a ultrapassagem e, até o fim do ano que vem, outros 30 quilômetros de canaletas poderão receber ônibus Ligeirões.
Outro avanço no sistema em Curitiba foi a integração por cartão implantada em duas-estações tubo. Na estação Santa Quitéria, beneficia passageiros da Linha Vila Velha Buriti, que não tem integração em terminais de transporte. E na estação São Pedro da Linha Verde, beneficia o passageiro que decide mudar a direção de seu roteiro, podendo desembarcar em um lado da Linha Verde e entrar na estação do outro lado sem pagar nova passagem.
CARGA AUTOMÁTICA
Os passageiros de ônibus em Curitiba também passaram a contar a partir de agosto do ano passado com a carga automática de créditos no cartão transporte. A carga, que antes era feita em equipamentos instalados em terminais e estações, agora acontece no mesmo momento em que o passageiro encosta o cartão no validador que destrava a catraca do ônibus, estação tubo ou terminal.
Quase 37 anos depois de implantado, o sistema de transporte de Curitiba ainda é modelo mundo afora. No ano passado, por exemplo,a Urbs recebeu 59 delegações de diferentes países e 36 delegações de cidades brasileira interessadas em implantar sistemas como o do Expresso curitibano.
Serviço: A tarifa do ônibus passa a R$ 2,50 a partir da zero hora de sábado (5) em toda a Rede Integrada de Transporte, à exceção da Domingueira que continua a R$ 1,00; da Linha Turismo, que passa a R$ 25,00 e do Circular Centro, a R$ 1,50.