Quem aproveitou o Natal de Curitiba 2025, no último fim de semana, percebeu os sotaques de diferentes regiões do Brasil acompanhando as experiências que se espelham por toda a cidade. São Pedro ajudou e o fim de semana foi ensolarado e com temperatura agradável. Resultado: as atrações estavam lotadas, tanto de moradores como de turistas, principalmente de São Paulo, Santa Catarina, interior do Paraná, mas também de estados do Nordeste, que se emocionaram com os cenários e espetáculos, além de conhecerem os cartões-postais que fazem a fama da capital.
Um animado grupo do Rio Grande do Norte e de São Paulo voltou para seus estados levando na bagagem boas lembranças da programação de fim de ano, de pontos turísticos e também da qualidade de vida da capital. O casal Gláucia Maria, 60 anos, e José Renato Coelho, 63 anos, e o filho, João Renato, 21 anos, são moradores da capital Natal (RN). Eles convidaram para acompanhar no tour, da BWT Operadora e Zanzar Viagens, a irmã de Gláucia, Maria das Graças de Oliveira, 63 anos, e, seu filho, Artur Torres de Oliveira Bezerra, 21 anos, que moram em São Paulo.
Cidade única
“Curitiba é realmente uma cidade única. Achei muito bonita, muito limpa e muito arborizada. Gosto bastante de lugares com muito verde, muita planta e muito meio ambiente e a cidade tem essas qualidades. Os pontos turísticos que visitei passam uma sensação muito acolhedora”, contou João Renato, ao compartilhar sua impressão sobre a cidade.
João Renato e família visitaram a capital, entre os dias 4 e 7 de dezembro, e dividiram a programação entre passeios durante o dia por cartões-postais da cidade, como o Jardim Botânico, Mercado Municipal, Parque Tanguá, Ópera de Arame, Memorial Jaime Lerner e Museu Oscar Niemayer, e atrativos do Natal de Curitiba, à noite, como o Natal do Bradesco no Palácio Avenida, além de terem embarcado no tradicional passeio de trem da Serra Verde Express para Morretes, no sábado. O retorno ocorreu na manhã de domingo.
Tranquilidade
Mesmo com a multidão ao redor também acompanhando a atração, a família de turistas, parte do Rio Grande do Norte e parte de São Paulo, não demostrou qualquer insegurança e manteve o sorriso de emoção durante toda a apresentação do coral do Natal do Bradesco no Palácio Avenida. “A gente sente tranquilidade, inclusive ao andar por toda cidade. Não dá medo, não dá insegurança”, disse Maria das Graças.
O grupo ainda era só elogios aos atrativos turísticos de Curitiba. “Os pontos turísticos são interessantes, diferentes, bem localizados e preservados. Os locais foram muito receptivos conosco e com minha família. O pessoal é muito educado, muito atencioso. A sensação é de que realmente querem que a gente faça parte daqui”, observou José Renato.
Parque Mágico
Moradora de Itajaí (SC), Giovana Bellini, 50 anos, também passou o fim de semana em Curitiba e curtiu um roteiro que unia cartões-postais e atrações da cidade, organizado também pela Zanzar Viagens. O tour da corretora de imóveis começou, no quarta-feira (3/12), e incluiu experiências como percorrer famosas áreas verdes, Jardim Botânico e Parque Tanguá, apreciar a decoração do Centro Histórico e curtir o Natal da Praça Santos Andrade e Disney Celebra: Um Natal Inesquecível do Parque Barigui, além de assistir ao coral do Palácio Avenida e embarcar no trem da Serra Verde para Morretes.
“O que mais me encantou em Curitiba foi a combinação entre natureza, decoração natalina e clima de tranquilidade, além da organização e do cuidado com os espaços”, concluiu Giovana.
Ocupação de hotéis confirma
O sucesso do Natal de Curitiba, que vem atraindo turistas de todo o Brasil e América do Sul, é confirmado pela ocupação hoteleira da cidade, antes mesmo do período com mais reservas, a partir do próximo fim de semana. Vários hotéis já registravam ocupação acima de 80% entre sexta-feira até domingo (5 a 7/12). A expectativa do setor é ainda maior para os dois fins de semana que antecedem ao Natal. Estabelecimentos estão com reservas que chegam a 100% de ocupação, a partir do dia 12 de dezembro.
"Essa ocupação acima dos 80% até agora e com previsão de até 100% nos próximos fins de semana, em vários hotéis, confirma que Curitiba acerta ao atrair, promover e apoiar programações variadas o ano todo, como o Natal de Curitiba. porque essa é uma forma de colocar a capital nos holofotes nacionais do turismo e dos grandes eventos. Nós como poder público e todo o setor celebramos esse fluxo, porque os turistas ajudam a gerar empregos, movimentam renda e aquecem a iniciativa privada, quem de fato conduz o turismo o resultado da promoção de grandes eventos pela cidade”, ressalta o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Swinka.
Com realização da Prefeitura de Curitiba, o Natal de Curitiba 2025 é apresentado pelo Bradesco e também tem como patrocinadores: Governo do Paraná, Ademicon, Condor Super Center, O Boticário, Rumo, Grupo Potencial, Ligga, Uninter, Electrolux, Volvo do Brasil, PUCPR/Grupo Marista, Família Madalosso, Consórcio Servopa, MiniPreço, Tenda, Favretto, Abrasel-PR, Super Muffato, Valor Real Construtora, Realiza Eventos e Festtone. A programação ocorre de 24 de novembro a 6 de janeiro, com apresentações até 23 de dezembro.