Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Integridade

Simpósio sobre combate à corrupção debate controles, transparência e metaverso

A Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado realizam nesta quinta e sexta-feiras (1 e 2/12) o 3º Simpósio Paranaense de Combate à Corrupção – Governança e Controle na Nova Lei das Licitações.

As palestras e debates incluem o impacto da nova lei nos controles internos, governança e compliance, transparência e controle social na administração pública, além do papel dos Tribunais de Contas.

Um dos painéis vai tratar do impacto do metaverso na gestão pública.

Metaverso é o ambiente virtual no qual interagem realidade virtual, realidade aumentada e hologramas, onde as pessoas podem trabalhar, estudar e ter vida social por meio de avatares (espécie de bonecos virtuais). Trata-se de uma das fronteiras do desenvolvimento atual na área da tecnologia, impulsionada pela expansão das redes 5G.

A realização do encontro é das Controladorias-Gerais do Estado e do Município, do Imap (Instituto Municipal de Administração Pública) e da Escola de Gestão do Paraná.

Boas práticas

De acordo com Daniel Conde Falcão Ribeiro, controlador-geral de Curitiba, o encontro busca levantar questões e debater soluções sobre enfrentamento a ações ilícitas, além de promover boas práticas na gestão pública.

Ao lado do controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, Falcão falará sobre governança e compliance no setor público. O painel contará com Gustavo Bramili (controlador-geral do município do Rio de Janeiro) e Rodrigo Fontenelle (presidente do Conselho Nacional de Controle Interno) como debatedores.

O evento traz um enfoque especial à nova lei federal das licitações (a de número 14.133, que substituiu a 8.666/93). Ela entrou em vigor em 2021 e estabeleceu um prazo de até dois anos para adaptação das administrações.

Especialistas

As apresentações e debates ainda contarão com a participação de Ivan Bonilha (vice-presidente do TCE-PR), Marcelo Calero (deputado federal, diplomata e advogado), Luiz Gustavo Cardoso (representante da ONU), Leandro Victorino de Moura (presidente do Celepar), Wesley Leandro de Paula (coordenador de Controle Interno da CGE-PR), Rafael Carvalho de Fassio (Procurador do Estado de São Paulo), Matheus Klaus Portes (coordenador de Transparência da CGE-PR), Vera Lúcia Tieko Suguihiro (professora da UEL), Juliana Nascimento e Glades Chery (especialistas em compliance e gestão de riscos).

A palestra magna será proferida por Maurino Veiga, especialista em desenvolvimento humano e organizacional.

 

Serviço

3º Simpósio Paranaense de Combate à Corrupção

  • O evento é gratuito, voltado principalmente a servidores públicos municipais e estaduais.
  • Para se inscrever e ver a programação completa, acesse o site da CGE-PR, neste link.
  • 750 vagas estão disponíveis.
  • Local: Canal da Música. Rua Júlio Perneta, 695. Mercês.
  • Das 8h às 17h (quinta, 1/12) e das 8h às 12h (sexta, 2/12).