Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
O período de inscrições para o crescimento vertical 2025 começou às 8h desta segunda-feira (2/2). O procedimento de carreira poderá beneficiar mais de 5 mil servidores, que poderão ter aumento de 15% no salário, com reflexos previdenciários. O prazo desta primeira fase termina às 17h do dia 2/3/2026. Ao fazer a sua inscrição, o servidor deve salvar e/ou imprimir o comprovante de inscrição.
Começou também nesta segunda-feira (2/2) a fase de cadastro dos itens – cursos e participações como palestrante. Ainda não há previsão de término do cadastro.
Fique atento: ainda não dá para selecionar
A equipe da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal (SMGP) enfatiza que o período para a seleção dos itens corresponde a outra fase e ainda será aberto.
“Aqui, destacamos aos servidores que fazer a inscrição e cadastrar os itens não são suficientes para seguir no procedimento”, alerta o diretor do Departamento de Desenvolvimento de Políticas de Pessoal, Thiago Felipe Ribeiro dos Santos.
Todas as informações sobre o crescimento e as etapas deverão ser cumpridas pelo Portal do Servidor, onde será possível consultar documentos relativos ao procedimento e as atualizações no decorrer do crescimento, incluindo o cronograma, que deverá ser atualizado.
Para facilitar, o serviço Crescimento Vertical 2025 está entre os favoritos, no portal, logo depois que o servidor informar CPF e senha. Ele também pode ser pesquisado pela ferramenta de busca. Para fazer a inscrição e acessar os documentos e as etapas do crescimento, o servidor deve clicar no link direto.
Os técnicos reforçam ainda a importância de os servidores interessados lerem o edital correspondente a sua carreira. Ao todo, são seis editais – cada um corresponde a uma das leis do Plano de Cargos.
Com o crescimento vertical, o investimento anual da Prefeitura de Curitiba será de R$ 120 milhões.
Cadastro dos itens
O cadastramento dos documentos comprobatórios é de responsabilidade do servidor. Os documentos devem ser em formato PDF, JPEG ou JPG, com no máximo 2 MB por arquivo, legível, sem rasuras e sem recortes. É obrigatório conter assinatura de autoridade responsável. Documentos digitais devem ter mecanismo de validação por código QR (QR code).
Em breve, engenheiros e arquitetos poderão acessar o sistema para o cadastro de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e RRT (Registro de Responsabilidade Técnica), respectivamente. Também será liberado nos próximos dias a possibilidade para que procuradores incluam a comprovação de sustentação oral perante os Tribunais, em nome da Prefeitura de Curitiba.
Tudo o que for cadastrado será analisado pela respectiva comissão responsável pela verificação dos documentos.
O que deve ser preenchido pelo servidor
O formulário do crescimento vertical por merecimento tem quatro quadros – cada um deles com uma pontuação máxima estabelecida. Os critérios poderão variar conforme a legislação. Os quadros B (vida funcional) e D (dedução de faltas) serão preenchidos automaticamente.
O servidor será responsável pelo cadastramento dos cursos de escolarização formal, pelo envio dos documentos e pela seleção dos títulos de escolarização formal. Ele também será encarregado da inclusão das comprovações relacionadas aos critérios objetivos (quadro C), tais como ser palestrante em eventos.
Títulos que já tenham sido utilizados noutros procedimentos de carreira não poderão ser considerados para o crescimento 2025. E aqueles que forem selecionados neste procedimento não poderão ser considerados em futuros crescimentos.
A pontuação relativa à escolarização (quadro A) será formada por uma pontuação fixa (pela conclusão da formação) e outra, por tempo de contribuição, ou seja, o período desde o qual o servidor pode contribuir com o conhecimento adquirido, calculado mensalmente.
Os cursos e eventos realizados e certificados pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) já estarão cadastrados no sistema. O servidor deverá fazer a conferência.
Títulos concluídos há mais tempo terão maior pontuação.
O tempo de serviço (quadro B) considerará o tempo de efetivo exercício no cargo atual, contado em meses. Licenças sem vencimentos e disposições funcionais poderão ser descontadas.
No quadro C serão consideradas as participações em cursos e/ou eventos como ministrante, palestrante ou instrutor, seja em eventos do Município ou fora, desde que sejam compatíveis com as atribuições do cargo.
Dúvidas
As equipes dos núcleos de gestão de pessoal e das coordenações de RH estão preparadas para auxiliar aqueles que tiverem dúvidas. Confira aqui o contato do seu núcleo.
Cronograma
- Inscrições: das 8h de 2/2/2026 às 17h de 2/3/2026
- Cadastro dos critérios de pontuação no formulário, pelo servidor: a partir de 2/2/2026
- Análise das condições de participação: a partir de 3/3/2026