Servidores municipais, empregados públicos, contratados pelo processo seletivo simplificado (PSS), conselheiros tutelares de Curitiba e agentes políticos já podem conferir pelo Portal do Servidor seus contracheques do mês de janeiro. Aposentados e pensionistas devem consultar pelo portal do IPMC.
Todos receberão 13,71% a mais, devido à recomposição da inflação aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo prefeito Rafael Greca.
O pagamento será feito ao longo da próxima sexta-feira (28/1), penúltimo dia útil do mês. O impacto anual na folha de pagamento é de R$ 386,5 milhões, recursos que respeitam as regras de responsabilidade fiscal seguidas com rigor pela Prefeitura de Curitiba.
O percentual representa a volta do pagamento dos 3,14%, suspensos desde setembro devido a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), relativa ao cumprimento da Lei Complementar nº 173, que expirou dia 31/12/2021. Os 3,14% vinham sendo pagos desde novembro de 2020.
“Este foi um compromisso que assumimos com nossos servidores e que foi honrado, pois encaminhamos os projetos à Câmara nos primeiros dias de 2022, assim que a Lei Complementar deixou de ter efeito”, destaca o prefeito Rafael Greca.
Após a aplicação dos 3,14% na folha de pagamento, foram calculados 10,25%, que correspondem à inflação relativa ao período de outubro de 2020 a setembro de 2021. Um percentual sobre o outro resulta em 13,71%.