A Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal (SMGP) iniciou, nesta quinta-feira (15/5), uma série de reuniões para sensibilização de secretários, superintendentes e diretores sobre o crescimento vertical, procedimento de carreira voltado aos servidores estatutários da Prefeitura de Curitiba. A primeira delas foi realizada com a Secretaria de Administração e Tecnologia da Informação (Smati).
O secretário Elisandro Frigo estava acompanhado dos superintendentes e diretores da pasta, além da equipe técnica. Ele ressaltou a importância que os procedimentos de carreira têm para os servidores e acentuou que esta é uma prioridade para o prefeito Eduardo Pimentel.
“O prefeito tem reafirmado com a criação da secretaria que cuida especificamente dos interesses dos nossos servidores”, observou, ao citar que a secretária de Gestão de Pessoal, Daniele Regina dos Santos, é uma servidora de carreira. “Vamos construir esse processo em conjunto, pensando na valorização do servidor e, consequentemente, no cidadão, que recebe os serviços dos nossos servidores”, completou.
A coordenadora do Departamento de Desenvolvimento de Políticas de Pessoal, Giza Melo Carvalho, explicou aos participantes do primeiro encontro que, além do decreto e do edital, será necessário ajustar o sistema informatizado do procedimento.
De acordo com as leis do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, 20% dos servidores de cada carreira poderão conquistar o crescimento vertical, que assegura o aumento de 15% nos salários. Esperado para 2025, o crescimento depende de previsão orçamentária e financeira e autorização da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento.
RH mais perto do servidor
“A pontuação para o crescimento vertical é composta de escolarização formal e demais critérios objetivos. Queremos ouvir dos servidores as sugestões para os critérios objetivos e também para os critérios de desempate. Esperamos que os diretores se reúnam com os servidores e tragam as sugestões para o departamento”, defendeu a coordenadora, que destacou que o crescimento horizontal realizado em 2024 trouxe uma experiência importante para a SMGP.
“O servidor pode contribuir, tendo em vista que o crescimento horizontal, ano passado, pode ter trazido questões que possamos melhorar em relação ao crescimento vertical. Além disso, queremos estar mais próximos dos servidores, ouvindo as sugestões, a pedido do prefeito Eduardo Pimentel e da secretária Daniele dos Santos”, afirmou.
As reuniões de sensibilização com as secretarias continuam nos próximos dias. Após as reuniões, cada secretária terá aproximadamente 30 dias para conversar com os servidores e apresentar as sugestões. A partir delas, a equipe da SMGP voltará a debater as regras sobre o crescimento vertical.