Com programa de tirar o fôlego, integrantes da Orquestra de Câmara de Curitiba apresentam dois conhecidos quintetos para cordas e piano: de Shostakovich e Brahms. A direção musical é de Winston Ramalho, com participação especial do pianista Fábio Martino, um dos nomes mais importantes do piano brasileiro na cena internacional.
O concerto acontece neste sábado (17/5), às 18h30, na Capela Santa Maria. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes da apresentação, sujeita à lotação do espaço.
No programa, duas obras-primas do repertório camerístico: o Quinteto para piano e cordas em Sol menor, de Dmitri Shostakovich, e o Quinteto para piano e cordas em Fá menor, de Johannes Brahms. “Esta é uma formação que nos permite explorar a música de câmara do jeito que eu mais gosto, mais próxima do público, mais íntima e muito expressiva”, comenta Winston Ramalho.
Ambas as composições desafiam as possibilidades técnicas e expressivas do piano em diálogo com o quarteto de cordas, em um contraste entre a melancolia russa de Shostakovich e a força emocional do romantismo alemão de Brahms.
Convidado
Com apresentações nas principais salas de concerto da Europa, Ásia e América Latina, Fábio Martino é conhecido por sua técnica, sensibilidade artística e forte presença em cena. “Tocar esses dois quintetos com o Fábio Martino é uma experiência muito especial. A presença dele potencializa essa troca artística e oferece ao público uma oportunidade rara de ouvir dois marcos do repertório camerístico interpretados com intensidade e entrega”, conclui Ramalho.
Sobre as obras
O Quinteto Op. 57, de Shostakovich, foi composto em 1940 a pedido do renomado Quarteto Beethoven e recebeu o Prêmio Stalin em 1941. Dividido em cinco movimentos, destaca-se pelo equilíbrio entre estrutura formal e liberdade expressiva, exigindo grande domínio técnico, especialmente do piano.
Já o Quinteto Op. 34, de Brahms, escrito entre 1861 e 1864, é considerado uma joia do romantismo tardio. A obra desafia os músicos com sua riqueza harmônica e profundidade emocional, revelando o gênio de Brahms ao unir tradição clássica e paixão romântica.
Serviço
Ensemble da Orquestra de Câmara de Curitiba
Shostakovich e Brahms: Quintetos para piano e cordas
Sábado, 17 de maio, 18h30
Capela Santa Maria Espaço Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Entrada gratuita, retirada de ingressos uma hora antes do concerto (sujeito à lotação do espaço)