Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Uma pausa na rotina de trabalho para assistir a um filme, encontrar colegas e aproveitar uma das opções culturais de Curitiba. Foi assim a manhã de 128 servidores da Fundação de Ação Social (FAS) que participaram, nesta quarta (23/9) e quinta-feira (24/9), de sessões especiais de cinema no Cine Passeio.
Divididos em dois grupos, educadores sociais, contadores e agentes financeiros assistiram ao filme francês O Apego. Entre os participantes estavam os novos educadores sociais que tomaram posse nesta quarta-feira e passaram a integrar o quadro da fundação.
A atividade faz parte do programa Cuidando de Quem FAS e também marcou as comemorações do Dia do Analista de Finanças, celebrado em 9 de setembro, do Dia do Educador Social, em 19 de setembro, e do Dia do Contador, no último dia 22.
Para o presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, a iniciativa é uma forma de reconhecer quem dedica seu trabalho ao atendimento da população. “É pelo nosso reconhecimento à dedicação e ao importante trabalho realizado diariamente pelos servidores”, disse.
Iniciativa que fortalece
A educadora social Verônica Klemtz, da Diretoria de Proteção Social Básica, participou da sessão. “Neste ano, completo 20 anos de serviço público e, pela primeira vez, participei de uma ação como essa, voltada à valorização dos servidores. Foi um momento muito significativo, que demonstra o cuidado e o reconhecimento daqueles que dedicam parte importante de suas vidas ao serviço público”, disse.
“Que iniciativas como essa possam se fortalecer e alcançar cada vez mais servidores, pois valorizar quem faz o serviço público também é uma forma de fortalecer a nossa instituição e o nosso trabalho”, completou Verônica.
Para a educadora social Grace Thomal, que tomou posse nesta quarta-feira, a experiência também marcou o início de sua trajetória na FAS. “Nunca uma empresa fez isso por mim antes, nunca tive algo assim tão carinhoso, não só por ir ao cinema, mas como todo cuidado e afeto, desde a recepção. Esta iniciativa realmente mostra um cuidado com o servidor”, comentou.
Para Grace, a iniciativa também contribui para que os novos servidores comecem a sua trajetória com uma percepção positiva sobre o ambiente de trabalho. “Faz com que os trabalhadores entrem com uma visão muito positiva do trabalho e do cuidado que vão receber”, afirmou.
Terceira sessão
Esta foi a terceira sessão especial de cinema promovida pela FAS para os servidores. A primeira foi realizada em maio, em comemoração aos dias do assistente social, do pedagogo e do técnico de enfermagem. Naquele momento, os profissionais assistiram ao filme Perto do Sol é Mais Claro.
Em agosto, uma nova sessão reuniu servidores em comemoração ao Dia do Psicólogo, do Nutricionista e do Advogado. O filme escolhido foi O Convite.
Cuidando de Quem FAS
Criado em maio de 2025, o programa Cuidando de Quem FAS reúne ações voltadas à saúde emocional, à valorização e ao bem-estar dos servidores da fundação. As atividades buscam reconhecer e cuidar de quem trabalha na política de assistência social e contribui para o atendimento à população.