Ir para o conteúdo
banner

Temporada tranquila

Serviço de telemedicina está disponível a usuários do SUS Curitibano que viajam ao Litoral

Serviço de telemedicina estará disponível a curitibanos que viajarem ao Litoral.. Foto: Valquir Aureliano/SECOM

Os usuários do SUS Curitibano que viajam ao Litoral do Paraná contam com serviços de telemedicina da Central Saúde Já Curitiba, em caso de queixas agudas leves de saúde.

A Central Saúde Já está funcionando normalmente pelo telefone (41) 3350-9000, inclusive durante o recesso de fim de ano da Prefeitura (de 20 de dezembro a 4 de janeiro). O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, inclusive nos feriados, das 7h às 22h; e sábado e domingo, das 8h às 20h. 

“A Central Saúde Já é uma importante alternativa de atendimento para os curitibanos que estejam no Litoral e tenham alguma intercorrência de saúde”, diz a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak.

Como funciona

Para ter acesso aos serviços de telemedicina da Central, é necessário ter 5 anos ou mais, ser morador de Curitiba, ter cadastro definitivo no SUS Curitibano e instalado o aplicativo Saúde Já no celular ,com login e senha pelo e-Cidadão ou pelo gov.br.

Depois de ligar para o número (41) 3350-9000, o usuário pode escolher no menu de opções que tipo de atendimento necessita. Depois de ser atendido por um profissional de saúde da Central, caso necessário, a pessoa é transferida para atendimento com a enfermagem ou com médico. A videoconsulta é realizada pelo aplicativo Saúde Já Curitiba.

Caso a situação não possa ser resolvida pela modalidade virtual, o paciente será orientado a procurar o atendimento presencial


O que é a Central

Criada em abril de 2020, durante a pandemia de covid-19 para tirar dúvidas dos curitibanos sobre a doença, a Central evoluiu e se tornou mais um ponto de atenção à saúde do SUS Curitibano. A Central já realizou 1,8 milhão de atendimentos e 412 mil consultas médicas desde o início de seu funcionamento.

Curitiba foi a primeira cidade do país a oferecer teleatendimento virtual para casos leves pelo SUS, funcionalidade implantada em abril de 2023.

“Além de ser um importante canal de comunicação da Saúde com os usuários, onde podem ser tiradas dúvidas sobre serviços oferecidos, a Central oferece teleatendimento para casos leves de forma resolutiva e ágil”, define a secretária.

Serviço

A Central Saúde Já Curitiba funciona pelo telefone (41) 3350-9000, de segunda a sexta-feira, inclusive nos feriados, das 7h às 22h. Sábado e domingo, das 8h às 20h. 

Serviços disponíveis: 

  1. Atendimento sintomático respiratório covid-19.
  2. Atendimento de outras queixas leves, como dor de garganta, vômito e diarreia, dor de cabeça, mal-estar geral, dor abdominal, queixa urinária, dor lombar, entre outras.
  3. Atendimento por telefone com profissionais de saúde (técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos).
  4. Consulta médica por vídeo via App Saúde Já Curitiba (para quem tem cadastro definitivo e senha no aplicativo).
  5. Consulta de enfermagem para apoio na amamentação.
  6. Atendimento com enfermeiro e farmacêutico para realização de profilaxia pré-exposição (PrEP) do HIV.
  7. Apoio para parar de fumar.
  8. Orientações gerais sobre serviços do SUS Curitiba.
  9. Agendamento de vacina da covid para bebês.
  10. Agendamento de mamografia e preventivo do colo do útero.
  11. Agendamento de avaliação para isenção de tributos.
  12. Agendamento para grupo de acolhida em saúde mental.
  13. Agendamento de teste rápido de HIV, sífilis e tuberculose.
  14. Realização de cadastro definitivo e atualizações do app.
  15. Unificação de cadastro definitivo.
  16. Emissão do Cartão Nacional de Saúde – CNS.
  17. Verificação da veracidade de atestados/documentos emitidos por profissional de saúde da SMS Curitiba.
  18. Atualização de carteira vacinal: resgate de vacinas, ou seja, transcrição do registro de vacinas aplicadas em estabelecimentos que não fazem parte da rede municipal para o sistema e-saúde.

Passo a passo para utilizar o Saúde Já pelo e-Cidadão

  • Acessar o site ou aplicativo do Saúde Já pelo Google Play ou App store.
  • Se você já tiver cadastro no e-Cidadão utilize seu login e senha desta plataforma. Depois de aceitar os termos de uso, poderá ser necessário completar o registro com os dados exigidos pela Secretaria Municipal da Saúde, tais como endereço, nome da mãe e telefone. Os dados obrigatórios têm um asterisco. Para compreender qual a informação pedida, clique no ponto de interrogação que aparece em cada um dos campos.
  • As informações são validadas com a Receita Federal do Brasil. Por isso, seu nome civil completo, CPF e data de nascimento devem estar de acordo com os registrados pela Receita Federal.
  • Se você já tem cadastro no e-Cidadão, mas não tem cadastro definitivo na Secretaria Municipal da Saúde, precisará enviar foto do documento oficial e comprovante de residência nominal ou com comprovação de vínculo atualizado (no máximo 3 meses de emissão) pelo e-mail smscentral@sms.curitiba.pr.gov.br 
  • Caso as fotos dos documentos estejam em baixa resolução ou ilegíveis, você receberá um e-mail da Central Saúde Já para corrigir a situação. Você deverá enviar o documento legível a fim de finalizar o processo de cadastro.
  • A senha do e-Cidadão deverá ser utilizada em todas as aplicações da Prefeitura de Curitiba já integradas.
  • Fique atento: o e-mail informado como principal, deve ser o seu e-mail pessoal, para que você possa recuperar sua senha de acesso, em caso de perda.
  • Crianças de até 12 anos podem ser cadastradas com o mesmo e-mail do responsável legal, mas quando possível, o ideal é cadastrar um e-mail por CPF. Nesse caso, o endereço eletrônico de um dos responsáveis pode ser o e-mail alternativo cadastrado no sistema.
  • Se houver dúvidas ou dificuldades no processo, o usuário poderá entrar em contato pela Central 156 da Prefeitura de Curitiba.