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Inovação

Secretarias da Prefeitura já usam aplicativo de táxi no lugar do voucher em papel

A Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal está implantando em todas as secretarias e órgãos o novo aplicativo TáxiPMC.

A Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal está implantando em todas as secretarias e órgãos o novo aplicativo TáxiPMC. O sistema substitui o voucher em papel, usado no município desde 1994, para os deslocamentos feitos pelos servidores no exercício da função.

Dez secretarias já estão testando o recurso, que é bem parecido com o dos motoristas que trabalham por aplicativo. Até o fim do mês, todas as secretarias estarão integradas ao novo sistema.

O voucher eletrônico para o serviço de táxi não altera o uso da frota oficial, necessária em serviços como os de fiscalização, segurança, manutenção urbana, entre outros.

“O voucher eletrônico é uma ferramenta de gestão. Com ela, podemos acompanhar, em tempo real, o número de corridas, o motivo da utilização, os servidores que utilizaram o serviço de táxi e os valores gastos.”

“O controle do voucher em papel é burocrático. Com o aplicativo implantado parcialmente ainda, teremos todas as etapas executadas de forma mais moderna e ágil. Teremos também redução de custo”, declara o secretário de Administração e de Gestão de Pessoal, Alexandre Jarschel de Oliveira.

Como funciona

Com o voucher eletrônico, o servidor cadastrado pode solicitar o táxi para a sua atividade profissional de três formas: pelo aplicativo, por telefone ou pelo site (taxidigital.net). As corridas também podem ser agendadas previamente pelo portal, conforme a necessidade.

O sistema é totalmente integrado entre as três centrais de radiotáxi que atendem a Prefeitura. Independentemente da forma que o servidor escolher para chamar o táxi, o carro que fará o atendimento será o que estiver mais próximo do local do embarque.

“Depois que o servidor informar que ele vai pagar com o voucher eletrônico, automaticamente o sistema vai buscar o carro que estiver mais perto. Trabalhamos por proximidade. Com isso, se a pessoa preferir chamar por telefone, pode ser que ela ligue para uma central, mas o carro que venha para atender seja de outra”, declara a gestora da área comercial da Mega Táxi, Zuleide Monari.

Ela acrescenta que, com o sistema integrado, o usuário passa a contar com mais de 500 carros a sua disposição.

Economia para todos

De acordo com Zuleide, a mudança é boa para as centrais, que poderão fazer o faturamento das corridas antes, para o motorista, que não precisará levar os comprovantes até a central, e para o usuário, que terá um serviço mais eficiente. “Gera economia para todos os envolvidos. A Prefeitura vai otimizar seus custos. Com o sistema é possível fazer o acompanhamento diário das corridas”, declara.

A Prefeitura de Curitiba faz, em média, 950 corridas por mês. A superintendente de Administração da Prefeitura, Alessandra Paluski, explica que além do acompanhamento das corridas, com visualização em mapas, o sistema gera gráficos e informações úteis aos gestores. O faturamento será feito integralmente pelo portal.

Adaptação tranquila

Uma das secretarias que mais utilizam o táxi nos deslocamentos dos servidores é a Secretaria da Saúde. Por isso, ela foi uma das primeiras a implantar a novidade, no mês de julho, em caráter experimental.

“Desde o início de agosto utilizamos exclusivamente o sistema eletrônico. A adaptação foi tranquila. O cheque táxi digital proporcionou mais agilidade aos usuários e autorizadores, sem falar na gestão, pois o sistema oferece diferentes tipos de relatórios de uso, e na economia de papel e tempo”, avalia a superintendente Executiva da Secretaria da Saúde, Beatriz Battistela Nadas.

Como utilizar

A migração do voucher em papel para o eletrônico requer que o gestor de cada secretaria cadastre os servidores que podem utilizar o voucher.

Por enquanto, o aplicativo pode ser baixado na loja de aplicativos do sistema android. Independentemente da forma escolhida para solicitar o serviço (aplicativo, site ou telefone), o servidor deverá informar sua senha antes da corrida começar e assim que ele chegar ao destino. Essas informações são digitadas no celular do motorista.

“Não será mais necessário anotar horário e quilometragem, além dos dados do motorista. O sistema identifica todas estas informações, assim que o passageiro coloca sua senha”, explica o gestor do cheque táxi na Prefeitura, André Reis.

Servidor, saiba o que você deve fazer quando utilizar o voucher eletrônico:

Os dados dos servidores deverão estar cadastrados pelo gestor do serviço de táxi na sua secretaria. A corrida também precisa ser liberada previamente pelo gestor.

Se você utiliza o sistema android, baixe o aplicativo e utilize-o para solicitar o táxi.

Você também pode solicitar o táxi por telefone (escolha uma das centrais de táxi que atendem a Prefeitura de Curitiba) ou pelo site (taxidigital.net).

Ao solicitar o táxi, informe que a forma de pagamento será o voucher eletrônico e o motivo do deslocamento.

Ao embarcar, digite no celular do motorista sua senha para dar início à corrida. A senha deverá ser digitada novamente no fim da corrida.

O táxi poderá esperar até 10 minutos. Se você vai demorar mais do que isso, deve solicitar outro veículo para retornar. O servidor também pode agendar a data e o horário da corrida.