A rede municipal de ensino de Curitiba tem 2.236 crianças e estudantes em inclusão, em turmas de educação infantil e do ensino fundamental. Desse total, 535 são de alta ou altíssima prioridade, e contam com acompanhamento de profissional de apoio escolar em sala.
Veja mais:
Para atendê-los, a Secretaria Municipal da Educação conta com mais de 500 profissionais de apoio que auxiliam os educandos em atividades de locomoção, alimentação e higiene.
A definição sobre a necessidade de acompanhamento com profissional de apoio é constante e ocorre a partir da observação individual de cada criança e estudante quanto ao nível de comprometimento e características individuais em relação à locomoção, higiene e alimentação.
Essa avaliação é compartilhada entre as pedagogas dos núcleos de educação e das equipes diretiva e pedagógica da unidade escolar do educando.
A multiplicidade de ações, projetos, programas e os investimentos contínuos feitos em acessibilidade, profissionais de apoio, materiais adaptados e formação continuada dos profissionais da área têm sido fundamentais para promover a inclusão escolar em turmas do Ensino Fundamental, Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As ações são realizadas por meio do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (DIAEE), responsável pelos serviços e programas que atendem crianças, estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e com necessidades educacionais específicas e servem para diminuir as desigualdades no ambiente escolar, social e cultural.