Com o auditório do Hospital Municipal do Idoso lotado, esta sexta-feira (17/10) foi dia de homenagear profissionais que se destacaram e comemorar o Dia do Médico (18 de outubro). Durante o evento, que contou com a presença de profissionais médicos da rede municipal da Saúde, representantes da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) e Sindicado dos Médicos no Estado do Paraná (Simepar), a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak, anunciou a adesão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) à campanha “atestado responsável” desenvolvida pelo CRM-PR, Secretaria Estadual de Saúde (Sesa-PR) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR).
“O atestado médico é autonomia do profissional. Mas nós, como instituição, estamos respaldando os nossos médicos e dando condições para que esse documento seja emitido apenas quando indicado, combatendo o assédio dentro dos consultórios por atestado médico”, explicou a secretária à categoria.
A partir de segunda-feira todas as UPAs do município contarão com banners com as novas orientações da instituição. De acordo com as regras que ficarão expostas aos pacientes das UPAS, “os atestados médicos serão fornecidos apenas para pacientes internados ou quando houver doença que determine afastamento do ambiente de trabalho.” Além disso, “declarações de comparecimento poderão ser solicitadas na recepção, ao término do atendimento.”
A campanha visa apoiar os médicos, que rotineiramente sofrem pressão da população para emissão de atestados, mesmo em situações em que não há indicação.
Pressão às segundas-feiras
Dados da SMS mostram que há uma procura maior por atendimento nas UPAs justamente às segundas-feiras, o que pode ser um indicativo da busca pelo atestado médico.
São realizadas 3.333 classificações de risco, em média, aos domingos, nas UPAs, contra 5.178 nas segundas-feiras. O que representa um volume 55% maior.
Consequentemente, a emissão de atestados bate recordes às segundas-feiras. De janeiro a setembro, os domingos somaram 45.465 atestados emitidos nas UPAs, contra 114.336 nas segundas-feiras – um número 2,5 vezes maior.
A análise por hora também demonstra que o período que concentra maior número de emissão de atestados médicos é entre as 8h e 10h da manhã, período que coincide normalmente com o início das jornadas de trabalho. De janeiro a setembro de 2025 foram emitidos no total 915,8 mil atestados médicos nas UPAs e unidades de saúde. Destes, 224.917 foram emitidos entre as 8h e 10 horas.
Homenagens
Além da campanha pelo atestado responsável, o evento em comemoração ao Dia do Médico também contou com homenagens a profissionais que se destacaram pela sua trajetória de atuação: Tânia Maria Santos Pires e Ivete Berkenbrock (indicadas pela SMS); e Nelson Vasquez e Silvio Takeshi (indicados pela Feas). Além disso, receberam homenagens outros 37 profissionais médicos, cada um representando os setores de atuação da rede municipal.
Por fim, a secretária municipal da Saúde, a médica Tatiane Filiapk, e a diretora de Atenção à Saúde da Feas, a médica Marina Marcondes, também foram reconhecidas.
O evento foi encerrado com uma palestra da especialista em tributação médica, Carmen Rita Soethe de Barros. Com enfoque em organização financeira, ela trouxe orientações e dicas práticas para os profissionais.
Presenças
O evento contou com a presença, ainda, do diretor-geral da Feas, Sezifredo Paz; da conselheira do CRM-PR, Edeli dos Santos Peppe; e do presidente do Simepar, Marlu Volnei.