Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Regional Santa Felicidade

São Braz tem nova praça com parquinho para a piazada

Praça Antonio Durval Malheiros, no São Braz. Curitiba, 04/07/2019. Foto: Pedro Ribas/SMCS

A mobilização de moradores do São Braz rendeu uma nova praça para o bairro. A partir da solicitação da comunidade, a Prefeitura revitalizou e transformou em praça uma área antes usada como depósito irregular de lixo.

Localizada na Rua Tapiranga, na confluência com a Rua Bengali, a Praça Antonio Durval Malheiros virou o novo ponto de encontro e lazer dos moradores. A inauguração do espaço aconteceu na quinta-feira (4/7), com a participação dos moradores da região que se reuniram para festejar a conquista. Teve fogos de artifícios e discursos emocionados de quem reivindicou a praça e se mobilizou para atrair investimentos e melhorias para o bairro.

Abaixo-assinado

A transformação do espaço começou por iniciativa do aposentado Artur Petersen, 96 anos, que vive no bairro há 70 anos. Incomodado com a situação, ele reuniu cem assinaturas em um abaixo-assinado solicitando o fim do mato alto e do depósito de lixo no terreno entre as ruas Bengali e Tapiranga.

 “Ficou bom demais, está aprovado”, Artur disse Petersen, um dos moradores mais antigos do bairro.

Os recursos para a implantação da praça foram destinados à Secretaria Municipal do Meio Ambiente por meio de emenda parlamentar de um vereador. A praça ganhou requalificação da área verde, iluminação, calçadas, meio-fio, 180 metros de ciclovia, parquinho para as crianças e área de estar com grama.

Além de deixar o bairro mais bonito e valorizar a região, a implantação da praça proporcionará melhores condições sanitárias e de segurança aos moradores.

Caminho iluminado

Outro morador ativo na mobilização pela praça foi o mestre de obras Edélio Melo Pangartye, que mora há 18 anos do bairro e fez uma pausa no trabalho para agradecer a obra ao prefeito.

“Acabou o matagal e ganhamos um caminho iluminado e seguro até a igreja, além de espaço para as crianças brincar”, disse o morador Edélio Pangartye.

Para Valdecir Pereira Ferreira e a esposa, Elaine Jiski, a intervenção representa um recomeço. “É um outro lugar. Ficou lindo, iluminado e tranquilo”, contou Elaine.

O nome da praça homenageia Antonio Malheiros, o Totó, como era conhecido por amigos e familiares. Conhecido morador de Santa Felicidade, ele trabalhou com vendas na região por mais de 30 anos.