O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) promove nesta semana as últimas Oficinas Comunitárias para diagnóstico do Plano Diretor. As oficinas serão realizadas nesta terça (19/8), na Rua da Cidadania de Santa Felicidade (Rua Santa Bertila Boscardin, 213), e na quinta (21/8), na Rua da Cidadania do Tatuquara (Rua Olivardo Konoroski Bueno, 700).
A programação durante o dia, chamada de Imersão Urbana, inclui exibição de documentários, mapeamento afetivo dos lugares mais queridos da regional e também dos maiores problemas do território. Também haverá feira de serviços públicos, como emissão de cartão transporte, inscrições para ações de segurança alimentar, jogos recreativos, ações de educação em saúde, entre outras.
Caminhada
Uma das principais atividades é a rolêficina, uma caminhada de até 2 quilômetros para identificar pontos do território que podem ser incluídos nas demandas do planejamento urbano de médio e longo prazo.
Em Santa Felicidade, a caminhada vai provocar a discussão sobre a governança participativa e as gentilezas urbanas na construção de uma cidade mais humana e participativa.
Na Regional do Tatuquara, a temática será sobre a desigualdade social e a atenção com a vulnerabilidade das comunidades. A regional teve o maior crescimento de população idosa: mais que dobrou entre 2010 e 2022, com 110% de aumento.
Oficinas livres
Além das oficinas comunitárias, as comunidades também podem organizar oficinas livres, em que os debates são promovidos dentro dos próprios coletivos. A equipe do Ippuc preparou um enxoval de conteúdo e organização dos desafios para que possam ser sistematizados pelos técnicos, na entrega dos resultados.
No site do Plano Diretor, é possível encontrar material de apoio para as discussões e também agendar a participação de um técnico nas discussões livres. Há ainda a opção de participar pela Plataforma Conecta. A fase de leitura dos desafios do Plano Diretor vai até dia 31 de agosto.