<B><FONT size=2>
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<P align=left></B>A Linha Verde é a maior avenida de Curitiba, construída pela Prefeitura no trecho urbano da antiga BR 116. Os números da obra e a extensão dos benefícios da Linha Verde surpreendem. É maior obra em andamento no Paraná. Será o sexto corredor de transporte integrado da cidade. Substitui a rodovia que cortava a cidade ao meio, e agora integra 10 bairros. Os cuidados com o meio ambiente durante a obra são prioridade, e mais: a nova avenida terá um parque linear de 21 mil metros quadrados.</P>
<P align=left>A Linha Verde também refletiu de maneira positiva na economia da cidade, com o surgimento de novos empreendimentos na região, valorização de imóveis e mudanças no zoneamento do entorno da antiga rodovia. A construção da avenida foi dividida em duas etapas: a primeira, em fase final, tem 9,4 km, e liga os bairros Pinheirinho e Jardim Botânico. Com a segunda, entre os bairros Jardim Botânico e Atuba, a Linha Verde chegará a 18 km. </P>
<P align=left>O trecho entre o Pinheirinho e o Jardim Botânico, de 9,4 km, tem oito estações de transporte, duas pistas marginais, com três faixas de tráfego em cada sentido, duas pistas locais, de acesso aos bairros e comércio, faixas de estacionamento nos dois lados e sistema viário com velocidade, sinalização e semaforização de área urbana. Pelas canaletas vão circular três novas linhas de ônibus: Pinheirinho-Centro, a primeira, e Pinheirinho-Atuba e Atuba-Centro, a partir do fim das obras até o Atuba.</P>
<P align=left>Nas estações da Linha Verde também vão parar os ônibus alimentadores que cruzam a antiga rodovia, o que permite a troca de linha sem pagar nova passagem nem se descolar até um terminal de transporte. A Linha Verde faz parte de um conjunto de obras previstas no Programa de Transporte Urbano de Curitiba.</P><B>
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<P align=left>AVENIDA</P></B>
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<P align=left>Duas pistas marginais, com três faixas de tráfego em cada sentido</P>
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<P align=left>Duas pistas locais, de acesso aos bairros e comércio</P>
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<P align=left>Faixas de estacionamento nos dois lados</P>
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<P align=left>Sistema viário com velocidade, sinalização e semaforização de área urbana </P><B>
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<P align=left>TRANSPORTE</P>
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<P align=left>Canaletas exclusivas do ônibus em concreto</P>
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<P align=left>Ampliação em 25% da extensão da rede de canaletas, de 72 para 90 quilômetros.</P>
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<P align=left>Reformadas, as canaletas da Marechal Floriano Peixoto passam a fazer parte da Linha Verde, permitindo o deslocamento dos novos ônibus até o centro.</P>
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<P align=left>Na primeira etapa serão oito estações de transporte: São Pedro, Xaxim, Santa Bernadethe, Fanny, Marechal, PUC, UFPR e Avenida das Torres. </P>
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<P align=left>Nas estações vão parar também os alimentadores que cruzam a antiga BR permitindo a troca de ônibus sem pagar nova passagem. </P>
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<P align=left>A primeira linha será a Pinheirinho/Centro com uma demanda inicial prevista em 32 mil passageiros/dia</P>
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<P align=left>Esta linha vai reduzir a demanda sobre o Eixo Sul, o mais carregado do sistema com 260 mil passageiros/dia.</P>
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<P align=left>Os ônibus do Eixo Sul são os que passam pelas avenidas Winston Churchil, República Argentina e Sete de Setembro e param nos terminais Capão Raso, Pinheirinho e Portão. </P>
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<P align=left>A Estação Central da Linha Verde ficará na rua Lourenço Pinto, perto da praça Carlos Gomes. Os ônibus vão percorrer a Linha Verde e a Marechal Floriano até a Sete de Setembro entrando, uma quadra depois, na Lourenço Pinto.</P><B>
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<P align=left>ÔNIBUS</P></B>
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<P align=left>Veículos zero quilômetro, motor flex, capacidade para diesel ou biocombustível.</P>
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<P align=left>Ônibus projetados para Curitiba em parceria da Scania e Marcopolo. </P>
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<P align=left>Motores para combustível ecológico. Biocombustível de origem 100% vegetal. </P>
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<P align=left>Controle eletrônico da rótula (sanfona) que evitará trepidações e freadas bruscas</P>
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<P align=left>Sistema de áudio MP3 para informações de itinerário</P>
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<P align=left>Sistema de monitoramento por satélite (GPS).</P><B>
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<P align=left>ESTAÇÕES</P></B>
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<P align=left>Formadas por dois tubos geminados com circulação entre os dois espaços. </P>
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<P align=left>Vidros com película que reduz a incidência solar e aumenta o conforto térmico </P>
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<P align=left>Chapas de aço na cobertura dos tubos cobertas com material isolante.</P>
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<P align=left>Sistema de captação de águas das chuvas para utilização na limpeza do terminal. </P>
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<P align=left>Câmeras de segurança ligadas a uma central de monitoramento </P>
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<P align=left>Sistema ecológico de climatização e renovação do ar a cada 90 segundos</P>
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<P align=left>Ar passa por sistema de desinfecção que elimina bactérias</P>
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<P align=left>ILUMINAÇÃO</P>
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<P align=left>352 superpostes de 16 metros de altura. 480 postes comuns ornamentais </P>
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<P align=left>Superpostes iluminam área maior. Altura dificulta vandalismo</P>
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<P align=left>608 luminárias de alto rendimento de 400 watts e 460 luminárias de 150 watts. </P>
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<P align=left>40 mil metros de cabos de iluminação e 26 mil metros de fiação </P>
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<P align=left>Postes antigos serão reaproveitados em outras áreas da cidade.</P><B>
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<P align=left>ZONEAMENTO </P></B>
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<P align=left>A Linha Verde será indutor de desenvolvimento da região.</P>
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<P align=left>Considerada no plano diretor de cidade como área especial com parâmetros construtivos diferenciados</P>
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<P align=left>Pólos de desenvolvimento no entorno das estações de transporte</P>
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<P align=left>Nos pólos, as edificações poderão ter até três vezes a área do terreno (por exemplo, lotes com 1 mil metros quadrados abrigam edifícios com até 3 mil metros quadrados de área construída) e altura livre, com possibilidade de uso de potencial construtivo para acréscimo de área construída.</P>
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<P align=left>Fora das áreas pólos, edificações poderão ter até seis andares.</P>
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<P align=left>Incentivo à implantação de edifícios de uso habitacional com desconto no valor do potencial construtivo adquirido</P>
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<P align=left>TRAVESSIA</P></B>
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<P align=left>Pedestres:</B> A sinalização adequada, gradis no entorno das estações, pistas separadas por canteiros, ilhas de descanso e semáforos vão garantir a travessia segura e confortável para o pedestre.</P>
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<P align=left>Trânsito: </B>No trecho entre os bairros <B>Pinheirinho e Jardim Botânico</B> são três trincheiras e dois viadutos, já existentes, um trinário e quatro binários – São Pedro, Santa Bernadethe, Fanny e PUC que permitem a travessia em linha reta e sentido único.</P>
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<P align=left>O trinário será formado pela avenida Marechal Floriano Peixoto e suas paralelas Anne Frank (sentido Hauer/Prado Velho) e Desembargador Westephalen/Tenente Francisco (Parolin/Hauer). Estas três ruas que terminavam próximo à antiga BR foram ampliadas, numa extensão total de 1,9 quilômetro atravessando a Linha Verde. </P>
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<P align=left>Os viadutos existentes no trecho da primeira etapa são do Xaxim - avenida Brasília/Francisco Derosso, e do Hauer, na Marechal Floriano .</P>
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<P align=left>Na ligação entre os dois lados do campus III da Universidade Federal do Paraná, haverá uma rótula integrando o Centro Politécnico e o campus Jardim Botânico.</P>
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<P align=left>ACESSIBILIDADE, CALÇADAS E CICLOVIA</P>
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<P align=left>Projeto leva em conta norma 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para segurança e conforto dos usuários.</P>
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<P align=left>900 rampas de acesso em esquinas e pontos de travessia </P>
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<P align=left>Piso em relevo em pontos de travessia de pedestres </P>
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<P align=left>Piso em relevo no entorno de equipamentos e edificações.</P>
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<P align=left>Distância padrão entre equipamentos e meio-fio. Placas, telefones e postes de iluminação, por exemplo, ficarão todos em linha reta.</P>
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<P align=left>50 km de calçadas, somadas as laterais das pistas</P>
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<P align=left>Dez quilômetros de ciclovia, seis deles exclusiva e quatro compartilhada.</P>
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<P align=left>BINÁRIOS</P></B>
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<P align=left>Quatro binários - formados por 30 ruas </P>
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<P align=left>Binários interligados nas estações de transporte </P>
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<P align=left>Além da travessia, binários fazem novas ligações entre bairros.</P>
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<P align=left>Ruas dos binários reformadas com drenagem, pavimentação, paisagismo, calçadas e iluminação. </P><B>
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<P align=left>Binário São Pedro, </B>já em funcionamento, liga os bairros Capão Raso, de um lado, e Pinheirinho e Xaxim, de outro. São ruas principais Ipiranga e Althair Roszanny (Capão Raso) e Barão de Santo Ângelo e Omar Raimundo Pichet (Xaxim). </P><B>
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<P align=left>Santa Bernadethe </B>– Em funcionamento, liga os bairros Novo Mundo e Fanny, de um lado da Linha Verde, ao Hauer, do outro lado. São vias principais a avenida Santa Bernadethe e rua Leonel França (Fanny/Lindóia) e Wilson Khoeller (Hauer). </P>
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<P align=left>Fanny – </B>Em funcionamento, liga os bairros Fanny e Hauer. Ruas principais, pela continuação da Brigadeiro Franco, são Roberto Faria e Antonio Melilo (Fanny/Parolin) e Oliveira Viana e Professor João Soares Barcelos (Hauer).</P>
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<P align=left>PUC –</B> Em implantação – Ligará os bairros Prado Velho e Guabirotuba. Ruas principais: Imaculada Conceição (Prado Velho) e avenida senador Salgado Filho (no Prado Velho e no Guabirotuba).</P><B>
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<P align=left>ARVORES</P>
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<DIR></B>
<P align=left>Parque de 21 mil metros quadrados. </P>
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<P align=left>Cinco mil mudas de árvores de 22 espécies nativas ornamentais e frutíferas. </P>
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<P align=left>800 mil</B> mudas de flores e <B>315 mil </B>metros quadrados de grama.</P>
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<P align=left>Plantio de árvores de espécies típicas brasileiras: açoita-cavalo, cafezinho, cereja, gabiroba, pinheiro bravo, tarumã, carvalho, canela preta, juvevê, aroeira, ariticum, pinheiro, pitanga, dedaleiro, caroba, manduirana, araçá, pata de vaca, ipê roxo, jacarandá, cássia e corticeira. </P>
<P align=left></P>
<P align=left>Seleção das espécies feita de acordo com a época de floração e coloração das flores, de forma a manter o visual agradável ao longo do ano. As espécies frutíferas, como pitanga, cereja, gabiroba e araçá, foram escolhidas para atrair pássaros e reproduzir a diversidade ambiental da natureza.</P>
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<P align=left>Árvores de maior porte junto às estações para formação de maciços florestais</P>
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<P align=left>Árvores menores ao longo das pistas para não interferir na visibilidade do trânsito.</P>
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<P align=left>Doação de cinco mil mudas de árvores das mesmas espécies ao Horto Municipal para estoque e eventual reposição.</P>
<P align=left></P>
<P align=left>Criação de <B>horto-parque, </B>na região do antigo bolsão Salgado Filho, a meio caminho entre os campi das universidades Federal (UFPR) e Católica (PUC). </P>
<P align=left></P>
<P align=left>Recuperação de 600 metros <B>da mata ciliar</B> das margens do <B>rio Belém</B> </P></DIR></DIR><B>
<P align=right> </P></B></FONT>