Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Hortas, feiras e muito mais

Ruas da Cidadania ampliam acesso a serviços de Segurança Alimentar

Ruas da Cidadania ampliam acesso a serviços de Segurança Alimentar. Na foto, Maria Cândida Pereira na sala de atendimento da SMSAN da Rua da Cidadania Boqueirão. Curitiba, 14/05/2025. FOTO: Isabella Mayer/SECOM

Pessoas interessadas em solicitar informações ou participar dos programas e serviços da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (SMSAN) devem procurar as nove ruas da cidadania e a Regional CIC, coordenadas pela Secretaria do Governo Municipal (SGM). Veja aqui os endereços.

Os locais contam salas de atendimento da SMSAN, onde se pode fazer o cadastro para compras nas unidades do Armazém da Família, obter informações sobre como participar de hortas comunitárias ou sobre as feiras livres e todos os demais serviços da área.

Praticidade

Na Rua da Cidadania do Boqueirão, a sala da SMSAN funciona no primeiro piso, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 18h.

A chefe do núcleo da SMSAN, Alessandra Kades, explicou que o objetivo é facilitar o acesso aos serviços da secretaria para o cidadão. O atendimento presencial será complementar e não vai substituir o atendimento online, como cadastro do Armazém da Família, por exemplo, que pode ser feito das duas formas.

OUÇA AQUI
Alessandra Kades, chefe de núcleo da SMSAN.

No preview available
No preview available

“Nosso objetivo é atender a comunidade e facilitar o acesso às informações. O cadastro do Armazém da Família continuará sendo feito de forma online, porém aqueles com mais dificuldades, como uma pessoa com mais idade ou que não consiga ler, um estrangeiro, alguém sem computador, eles terão acesso a este serviço pela Rua da Cidadania”, exemplificou Alessandra.

Fazenda Urbana e cursos de alimentos

Além disso, as salas da SMSAN vão informar sobre todos os demais serviços da secretaria, como a Fazenda Urbana e as Escolas de Segurança Alimentar.

OUÇA AQUI
Alessandra Kades, chefe de núcleo da SMSAN.

No preview available
No preview available


“As pessoas também vão ter acesso a todos os demais serviços da secretaria, como ingressar nas escolas de segurança alimentar e nutricional, participar dos cursos na Fazenda Urbana de Curitiba, que fica no Cajuru, e que em breve nós vamos ter também na CIC”, disse.

Atitude para economizar

Maria Cândida Pereira, que mora no Centro Cívico, aproveitou a ida até o Boqueirão para participar da missa na Igreja do Carmo e já foi solicitar o cadastro no Armazém da Família.

OUÇA AQUI
Maria Cândida Pereira, moradora.

No preview available
No preview available


“As minhas irmãs são cadastradas no Armazém da Família e elogiam muito, dizem que tem melhor preço que os mercados e a gente tem que apelar para o que está mais barato, não é?”, disse.

Maria elogiou a iniciativa da Prefeitura e o atendimento recebido na Rua da Cidadania do Boqueirão. “Eu fui na igreja e já vim aqui procurar, a moça me atendeu muito bem. Faltou documento que eu vou trazer depois, mas vou voltar e vou fazer”, comentou.