A partir das 15h desta terça-feira (23), a rua Desembargador Otávio do Amaral, no Bigorrilho, passará a ter sentido único da rua Padre Anchieta para a Saldanha Marinho e a rua Saldanha Marinho será mão única, no trecho de uma quadra, da Otávio do Amaral para a rua Capitão de Souza Franco.
Atualmente, a Desembargador Otávio do Amaral é mão única da Princesa Isabel para a Padre Anchieta. Este sentido será invertido e passará a ser da Padre Anchieta para a Princesa Izabel. No trecho entre a Augusto Stellfeld e Saldanha Marinho a Otávio do Amaral é mão dupla e passará a ter sentido único da Stellfeld para a Saldanha Marinho.
A alteração, que será feita pela Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, faz parte de projeto de melhoria da fluidez no entorno do Hospital Evangélico e inclui a implantação de 106 vagas de Estacionamento Regulamentado (EstaR). Além da nova sinalização, agentes de trânsito estarão no local ao longo da semana para orientar motoristas e pedestres.
A implantação do EstaR - no trecho entre Princesa Isabel e Saldanha Marinho - atende reivindicação da comunidade local e reserva vagas para ambulância, carga de lixo hospitalar, motos, idosos e portadores de deficiência.
Durante a semana agentes da Diretran vão orientar os motoristas. A partir de segunda-feira só será permitido estacionar com o cartão do EstaR que valerá de segunda a sexta-feira, por um período de duas horas, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h.
Com a implantação das novas vagas, o bairro Bigorrilho passa a contar com 442 vagas de EstaR. No total, Curitiba tem 11,7 mil vagas de estacionamento regulamentado. Destas, 3,4 mil são não pagantes, reservadas por exemplo a táxis, pontos de ônibus, ambulâncias, de pisca-alerta em frente a farmácias, panificadoras, hospitais, etc, e pontos de embarque e desembarque.
Do total de vagas, 106 são exclusivas para portadores de deficiência e 22 para idosos. Já estão em projeto para implantação outras 59 vagas para portadores de deficiência e 191 para idosos.
Melhorias - As alterações na rua Desembargador Otávio do Amaral fazem parte de um amplo projeto de melhoria do trânsito em Curitiba com resultados que os motoristas curitibanos já percebem. Foi o que ocorreu nas proximidades da Rodoferroviária, com a proibição de conversão à esquerda da avenida Sete de Setembro para a rua Mariano Torres; nos bairros Bacacheri e Cristo Rei, com a implantação do binário formado pelas ruas México e Lange de Morretes; no bairro Batel, com o binário de ligação entre as avenida Sete de Setembro e Batel, perto da praça Miguel Couto; no Cabral, com a proibição de estacionamento na rua São Pedro, entre São Luiz e Joaquim José Pedrosa e em mais de 100 cruzamentos onde foi feita alteração de preferencial.
No bairro Mercês, um novo trecho em mão única deu maior fluidez ao trânsito na avenida Manoel Ribas. No Centro, a inversão de sentido na travessa Frei Caneca melhorou o transito no entorno da Santa Casa de Misericórdia. No Bigorrilho, a repintura das ruas garantiu fluidez mesmo em horário de pico nas ruas Padre Agostinho e Martin Afonso. Proibição de conversão à esquerda, proibição de estacionamento, implantação de semáforos, obras de correção de solo e outras medidas também melhoraram o trânsito em ruas importantes na grande maioria dos bairros, entre eles Água Verde, Portão, Bacacheri, Alto da XV, Bacacheri, CIC e Boqueirão.