No primeiro dia do Conexão Cultural, nesta terça-feira (14/5), 900 crianças bairros Tarumã, Uberaba, Cajuru e Guabirotuba lotaram a plateia e se divertiram com as peças teatrais promovidas na Rua da Cidadania do Cajuru.
O evento vai até sexta-feira (17/5) e, além de teatro, tem cinema para todas as idades, em sessões noturnas, em um palco montado em um caminhão itinerante. Todas as sessões são gratuitas e abertas a toda a população (programação abaixo).
Ao ver a estrutura montada na Rua da Cidadania, a dona de casa Inês Berezoevski, 56 anos, decidiu levar o neto Cristopher, 3 anos, para assistir à primeira peça de teatro. “Ter acesso à cultura é muito importante para as crianças. É marcante. Eu lembro quando assisti a minha primeira peça, com 9 anos, e quis aproveitar essa oportunidade para trazer meu neto”, disse.
Diariamente, são apresentados quatro peças teatrais e um filme. Nesta terça, estiveram na plateia das peças crianças do 1º ao 5º anos de escolas municipais da Regional Cajuru, do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps) do Pinheirinho e moradores da região. Em cada uma das sessões, a média de público foi de 300 pessoas.
A chefe do Núcleo Regional Cajuru da Fundação Cultural de Curitiba, Nilza Maria dos Santos Raimundo, ressalta que receber eventos desse porte também incentiva a população a frequentar a Rua da Cidadania. “Temos muitas atividades culturais permanentes aqui, entre outros serviços para o cidadão”, destaca.
Além de Curitiba, o Conexão Cultural vai passar por outras oito capitais brasileiras.
Programação do Conexão Cultural
Local: Rua da Cidadania do Cajuru (Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150)
15/5 (quarta-feira)
8h30 - A hora é agora (teatro) - CIA Casa do Bispo
10h - Uma janela para o céu (teatro) - CIA Realejo
14h - Uma janela para o céu (teatro) - CIA Realejo
15h30 - A hora é agora (teatro) - CIA Casa do Bispo
20h - Divertidamente ou Escritores da Liberdade ou Moana ou Valente (cinema)
16/5 (quinta-feira)
8h30 - Uma janela para o céu (teatro)
10h - A hora é agora (teatro)
14h - A hora é agora (teatro)
15h30 - Uma janela para o céu (teatro)
20h - Divertidamente ou Escritores da Liberdade ou Moana ou Valente (cinema)
17/5 (sexta-feira)
8h30 - A hora é agora (teatro)
10h - Uma janela para o céu (teatro)