Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Patrimônio

Rosto da Cidade já recuperou 32 imóveis históricos no Centro

Prefeito Rafael Greca, vistoria a pintura da Igreja Presbiteriana, no Centro Histórico, que faz parte do programa Rosto da Cidade. Curitiba, 03/07/2019. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O programa Rosto da Cidade avança com a limpeza, pintura e proteção de imóveis públicos e particulares no Centro Histórico. A cidade já tem 32 imóveis renovados pelo programa.

Na manhã desta quarta-feira (3/7), o prefeito Rafael Greca vistoriou os trabalhos na Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba, que fica ao lado do Memorial de Curitiba, na Rua do Rosário.

A igreja está entre os imóveis privados do programa e recebe os serviços de equipes coordenadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Outros 12 já tiveram pintura concluídos. Além deles, 20 prédios públicos foram repintados e protegidos contra ações de vandalismo.

“O Rosto da Cidade é sagrado, como é sagrada a Igreja Presbiteriana, parte da paisagem do Alto do São Francisco”, disse o prefeito. “A Câmara Municipal nos autorizou a cobrir o Centro Histórico com resina antipichação e, assim, vamos mandar a tranqueira embora”, completou.

O templo foi inaugurado em abril de 1935 e é considerado Patrimônio Histórico da cidade. A construção em estilo neoclássico com influência alemã tem uma cúpula que chama a atenção de fotógrafos e turistas.

A escada que leva até a cúpula veio da Alemanha, de navio, cerca de um ano após a inauguração. Além da recuperação da fachada, a parte interna passou por uma reforma, que será inaugurada no dia 28 de julho. 

LEIA MAIS:

 

Calçadas em ordem

Greca também anunciou a recuperação das calçadas da região, enquanto acompanhou os serviços das equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas que trabalham na Rua do Rosário.

“Queremos que as pessoas caminhem mais e melhor, com uma calçada mais acessível”, afirmou o prefeito. Acessibilidade e iluminação também são pilares da ação do município para recuperar a região Central.

Acompanharam o prefeito o administrador regional da Matriz, Dirceu de Mattos, e o diretor de Parques e Praças da Secretaria do Meio Ambiente, Jean Brasil.

O Rosto da Cidade

O programa, com seis etapas de execução, é uma ação conjunta desenvolvida pelo Ippuc, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba e as secretarias municipais do Meio Ambiente e de Obras Públicas.

Foram concluídos 19 imóveis públicos:
- Casa do Artesanato
- Casa Hoffmann
- Casa Pierkarz
- Casa Romário Martins
- Cemitério Municipal
- Memorial de Curitiba
- Palacete Wolf
- Casa da Memória
- Teatro Novelas Curitibanas
- Portais e sede - Passeio Público
- Cinemateca
- Solar do Barão
- União Paranaense dos Estudantes
- Solar dos Guimarães
- Conservatório de Música Popular Brasileira
- Trincheira da Rua Treze de Maio
- Arcadas do São Francisco
- Trincheira da Inácio Lustosa
- Trincheira da Nestor de Castro
- Casa Muzzillo (Instituto Cidadania e Voluntariado)

Já foram finalizados 12 particulares: 
- Casa Frederico Kirchgässner
- Hostel Matilda
- Galeria Um Lugar ao Sol (em frente às Arcadas de São Francisco)
- Edifício Confiança
- Solar do Rosário
- Imóvel na Rua São Francisco, 147
- Imóvel na Avenida Jaime Reis, 200
- Imóvel Avenida Jaime Reis, 30
- Sobrado na Rua São Francisco, 215
- Rua São Francisco, 225 
- Av. Jaime reis, 134 ou 152 (ao lado da Galeria Um Lugar ao Sol)
- Imóvel na Praça Garibaldi