O processo de revisão do Plano Diretor deve ocorrer a cada 10 anos, conforme o Estatuto da Cidade. Trata-se de uma oportunidade de revisar as diretrizes dos instrumentos que promovem o desenvolvimento urbano sustentável do município.
“A metodologia escolhida para a essa revisão privilegia a construção participativa com a sociedade civil organizada e a comunidade, em formatos de discussões que unem os participantes conforme suas paixões para definir desafios e propostas para a cidade”, explica Thomaz Ramalho, diretor de Planejamento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e coordenador-geral do processo de revisão do Plano Diretor.
Há uma série de eventos programados para mobilizar os cidadãos em torno das pautas prioritárias, como questões econômicas, sociais, ambientais, culturais e de segurança. Nas oficinas comunitárias, que ocorrerão nas administrações regionais em julho e agosto, os participantes serão convidados a se conectar com as temáticas a partir das personas criadas para representar cada uma: Planeta (Rosa), Paz (Angela), Prosperidade (Lia), Parcerias (Raul), Pessoas (Ivo), Pertencimento e Patrimônio (Dalton), mediados pelo Poder Público (Hugo) e pela Pesquisa e Planejamento (Clara).
As agendas serão divulgadas pelos canais de comunicação da Prefeitura de Curitiba – redes sociais, site da PMC – além dos meios próprios do Plano Diretor, concentrados no site. No site, estão disponíveis outras ferramentas de participação, como a cartilha ilustrada e os links de acompanhamento do processo em diferentes plataformas, como o Conecta Curitiba e a Plataforma da Rede de Desenvolvimento Urbano Sustentável (ReDUS). Também estão previstas duas audiências públicas durante o processo, antes do envio da minuta da nova lei para a Câmara de Vereadores em junho de 2026.
O cidadão também pode entrar em contato com a equipe técnica do Ippuc pelo telefone (41) 3250-1417 ou pelo whatsap (41) 3250-1305, ou ainda pelo email planodiretor@ippuc.org.br. Uma das inovações do processo deste ano é o agendamento de reuniões presenciais de entidades ou pessoa física para tirar dúvidas sobre o Plano Diretor, por meio da Agenda Online . As reuniões podem ser marcadas a cada quinze dias, sempre às sextas-feiras. Além disso, qualquer pessoa interessada em acompanhar o processo pode se cadastrar para receber os boletins informativos pela Plataforma ReDUS .