A Controladoria-Geral do Município (CGM) está realizando uma série de reuniões técnicas para apresentar e discutir os resultados do Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov), referente ao ano-base 2025. O objetivo é orientar as secretarias e órgãos municipais na análise dos resultados, identificação de oportunidades de melhoria e aprimoramento contínuo da gestão pública.
Nesta quinta-feira (25/6), a equipe de Controle Interno se reuniu com a superintendente e os agentes de Controladoria da Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação, no Edifício Delta. Também estão sendo orientados representantes da Secretaria Municipal da Educação (SME), da Fundação de Ação Social (FAS), da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento (SMF) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).
“A Controladoria iniciou esse trabalho de sensibilização junto às áreas que participam do ProGov para fortalecer a atuação institucional. Nosso objetivo é identificar fragilidades, orientar as secretarias na adoção de melhorias e atuar de forma preventiva, para que Curitiba alcance resultados cada vez mais positivos nas próximas avaliações”, destacou a coordenadora de Controle Interno da CGM, Sidineia Griebeler.
ProGov
Vinculado ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), o ProGov realiza o acompanhamento das contas municipais do Poder Executivo e avalia aspectos relacionados à governança, transparência, planejamento, gestão e execução de políticas públicas.
As avaliações são anuais, e a referente ao ano-base 2025 foi publicada pelo TCE em fevereiro de 2026.
Marco zero
A partir do ciclo de avaliação de 2025, considerado o marco zero,os resultados passaram a ter impacto mais relevante na emissão do parecer prévio sobre as prestações de contas municipais, considerando a evolução das notas e os processos de análise e revalidação das informações.
Embora Curitiba apresente desempenho positivo na avaliação, a Controladoria destaca a importância da continuidade das ações de aperfeiçoamento da gestão pública. O objetivo é promover maior eficiência e qualidade na prestação dos serviços à população, por meio da adoção de medidas preventivas e corretivas pelos órgãos responsáveis pelas políticas públicas avaliadas.
“O ProGov é um importante instrumento de gestão, pois permite avaliar se os processos e as políticas públicas estão atendendo às normativas e entregando os resultados esperados pela população. A partir desses indicadores, o município consegue identificar oportunidades de melhoria e aprimorar continuamente seus serviços”, adicionou Griebeler.
A atuação da CGM possui caráter preventivo, orientativo e de monitoramento, contribuindo para a mitigação de riscos de irregularidades, ressalvas ou apontamentos nas contas anuais da gestão.