O prefeito Eduardo Pimentel encerrou nesta sexta-feira (22/8), no Memorial de Curitiba, a décima e última reunião presencial do Fala Curitiba. O evento terminou com a escolha das dez prioridades mais votadas pelos moradores da Regional Matriz desde o início da consulta pública, em março, e que se concentraram nas áreas de segurança pública, assistência social, educação, transporte, saúde, desenvolvimento humano, meio ambiente e capacitação profissional.
Pimentel cumprimentou a comunidade dos 18 bairros da Matriz, que reúnem 200 mil habitantes e estava representada no evento que lotou o auditório Londrina do Memorial de Curitiba para a escolha final. As prioridades farão parte Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026. “É o dia mais importante da construção coletiva do orçamento e vocês estão aqui, e estão de parabéns por isso”, disse.
O prefeito também aproveitou para lembrar os principais destaques dos primeiros 8 meses de gestão e anunciar boas notícias para a Regional. Uma delas é o início da construção, ainda este ano, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Matriz. “É uma das duas novas UPAs, além de seis unidades básicas, que a Prefeitura vai fazer até 2028”, afirmou. A outra novidade será a apresentação, na próxima quinta-feira (28/8), do pacote de incentivos da Prefeitura para investimentos no Centro – a região da cidade que, desde janeiro, vem recebendo ações de revitalização e valorização.
Votando e elegendo
Quem participou da reunião até fim, gostou do que ouviu de Eduardo Pimentel e do resultado da apuração dos votos, eletronicamente registrados. As representantes da comunidade da Vila Torres, Patrícia Regina da Silva Teixeira e Daniele de Oliveira, conseguiram eleger a colocação de cobertura na quadra da Escola Municipal Irmãos Rebouças e mais atenção para pessoas em situação de rua. “Nascemos e vivemos na Vila Torres. Conhecemos os seus problemas e do que ela precisa, e estamos aqui para votar em nome da nossa comunidade”, disse Patrícia.
Também participaram da reunião o secretário municipal da Comunicação, Marc Sousa; o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Júnior; a presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Beatriz Battistella; os vereadores Camila Gonda, Serginho do Posto, Indiara Barbosa, Rafaela Lupion e Méri Martins; e a assessora do gabinete do prefeito, Tatiana Turra.
A reunião presencial do Fala Curitiba Matriz foi aberta pela administradora regional da área, Ariane Assis, que fez um balanço do Fala Curitiba. Ela lembrou que, desde o início do processo de escolha, foram registradas 50 mil sugestões, em 29 reuniões e participações online que resultaram na proposição de 912 priorizações coletivas e 281 prioridades que chegaram para votação final nas dez Regionais.
Durante todo o evento, Ariane contou com a ajuda de um assistente muito especial e que ajudou a encaminhar a reunião: o filho Benjamin, de 10 anos. Entusiasmado com o evento, o menino leu para o público algumas prioridades que seriam submetidas à votação final e entregou o microfone para quem se propunha a defender as propostas. A participação rendeu a Benjamin o cumprimento do prefeito.
As mais votadas
Foram as seguintes as dez prioridades eleitas pela Regional Matriz. Elas se somarão às dez de cada uma das nove demais Regionais para ajudar a compor a LOA 2026:
- Guarda Municipal: Viaturas para atendimento móvel com meios eletrônicos para registro de ocorrências.
- Assistência social: Assistência às pessoas em situação de rua na Regional Matriz.
- Educação: Quadra coberta na Escola Municipal Irmãos Rebouças.
- Assistência social: Criação de campanhas para evitar esmolas, por meio de placas e ações educativas em TV, rádio e redes sociais, entre outros.
- Transporte: Reativação da linha conectando o Centro de Curitiba ao aeroporto em São José dos Pinhais.
- Saúde: Ampliar e fortalecer as unidades de saúde da Matriz.
- Desenvolvimento Humano: Política antidrogas para atender usuários.
- Meio ambiente: Execução de espaço para a prática de Parkour no Jardim Ambiental, na Rua Schiller, próximo ao Colégio Positivo.
- Meio ambiente: Criação de área de recreação próxima ao bicicletário do Velódromo.
- Capacitação profissional: Cursos profissionalizantes na Regional Matriz.