Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Melhoria no transporte coletivo

Reformas das estações-tubo Bento Viana e Passeio Público são entregues antes do prazo

Reformas das estações-tubo Bento Viana e Passeio Público são entregues antes do prazo. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Urbanização de Curitiba (Urbs) reativa neste domingo (18/5) a estação-tubo Bento Viana sentido Pinheirinho, que estava fora de funcionamento desde 29 de abril para uma reforma. As melhorias foram feitas em tempo recorde e a estação será reativada quatorze dias antes do prazo previsto de conclusão. Com isso, as linhas 250 - Ligeirão Norte/Sul, 203 - Santa Cândida/Campo Raso e 603 - Pinheirinho/Rui Barbosa voltam a fazer embarque e desembarque no local.

A estação-tubo Passeio Público sentido Santa Cândida, que estava desativada parcialmente desde 5 de maio, com previsão de término em 10 de junho, também voltará a operar totalmente antes do prazo, a partir do dia 25. A estação Passeio Público é local de embarque e desembarque das linhas 203 - Sta. Cândida/C. Raso e 250 - Ligeirão Norte/Sul

“Essas duas estações recebem um grande fluxo de usuários e as equipes trabalharam rapidamente para entregá-las o quanto antes e evitar transtornos aos passageiros”, diz Alceu Portela, gestor da área de manutenção da Urbs.

As reformas fazem parte do programa de revitalização de 69 de estações-tubo da cidade, que vai até outubro de 2025. Desde o início do projeto, em 10 de março, já foram entregues 19 estações-tubo. No momento, oito estão em obras.

O trabalho

O projeto de revitalização das estações-tubo é dividido em lotes e prevê a substituição de elementos estruturais metálicos do piso com excesso de corrosão e troca do piso naval, borrachas do piso, além da realocação da catraca da entrada para melhor acessibilidade. A ideia é oferecer estações-tubo modernizadas e com mais conforto para os passageiros. Esse novo pacote de reformas se soma às 203 estações-tubo que foram revitalizadas de 2022 a 2024. 

No período de obras, os passageiros precisam ficar atentos porque as estações-tubo ficarão desativadas parcialmente ou integralmente. Os usuários são avisados por meio de cartazes colocados dentro das linhas que operam nas estações-tubo que são reformadas.