Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Parceria

Rede de saneamento em Curitiba vai crescer com investimento de R$ 456 milhões

Parceria entre Prefeitura, Estado e Sanepar ampliará rede de esgoto e tratamento de água em Curitiba. Curitiba, 16/09/2025. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O prefeito Eduardo Pimentel, o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o diretor presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Wilson Bley assinaram nesta terça-feira (16/9) no Palácio Iguaçu, dois contratos  que trazem investimentos de R$ 456 milhões na modernização e ampliação do sistema de esgoto na cidade. Serão construídos 73 km de novas tubulações que recolherão o esgoto e o levarão para o tratamento adequado.  

A obras serão em diferentes bairros: Orleans, Santa Felicidade e Butiatuvinha, ao Norte da cidade, e Ganchinho e Caximba, no extremo Sul.

Está prevista a ampliação do centro de reservação do Tatuquara, com a construção de um reservatório com capacidade de armazenar 10 milhões de litros de água. Serão realizadas melhorias nas estações de tratamento Belém, que trata o esgoto de cerca de 800 mil moradores de Curitiba e Região Metropolitana, e da CIC Xisto, que atende 700 mil habitantes da capital paranaense e dos municípios vizinhos. As obras devem começar nas próximas semanas.



100% de tratamento de água

O prefeito Eduardo Pimentel agradeceu os investimentos que praticamente garantirão a universalização do serviço de esgoto na cidade. “Curitiba já possui 100% do tratamento de água e 99,5% de coleta do esgoto e chegaremos à totalidade das residências nos próximos meses”, anunciou o prefeito.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior vê na parceria um aumento na qualidade de vida para os cidadãos. “É saúde para a população. Para nós é motivo de grande alegria fazer estes investimentos na capital”, declarou o governador.

O diretor presidente da Sanepar, Wilson Bley, falou da excelência do serviço no município e na necessidade de manter esta conquista. “Curitiba é uma referência nacional em tratamento de água e esgoto e queremos continuar com estes bons investimentos,” afirmou Bley.

1ª capital a universalizar água e esgoto

Em agosto passado, a Sanepar foi premiada na 9ª edição do Prêmio Casos de Sucesso em Saneamento Básico Trata Brasil pelo exemplo de Curitiba. O prêmio criado pelo Instituto Trata Brasil (ITB) aponta que Curitiba é a primeira entre as capitais brasileiras nos indicadores que abrangem a universalização, sendo a única que já atingiu as metas do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, com nota 10 nos quesitos atendimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto.