A Rua da Cidadania Cajuru está ganhando uma rampa de acesso ao primeiro pavimento do edifício. O trabalho faz parte do Programa de Revitalização e Obras de Curitiba – PRO Curitiba, criado para melhorar a infraestrutura e os serviços públicos da cidade.
A nova rampa vai proporcionar mais conforto e segurança para pessoas com mobilidade reduzida e pessoas com deficiência. Atualmente, o acesso ao pavimento superior da Rua da Cidadania é feito apenas por escadas ou elevadores. Embora os elevadores garantam a acessibilidade, eles estão sujeitos a interrupções em casos de manutenção ou falta de energia elétrica.
Acolhedor ao cidadão
Para o prefeito Eduardo Pimentel, a obra traz conforto e segurança para a população.
“As Ruas da Cidadania são equipamentos públicos essenciais que concentram uma série de serviços para o curitibano. Com a rampa, nós facilitamos o acesso do cidadão”, diz.
O secretário de Governo Municipal, Marcelo Fachinello, destaca a importância que a gestão dá às ruas da cidadania. “As ruas representam a prefeitura nos bairros. Fazem a conexão do poder público com os moradores. Por isso estamos sempre trabalhando para torná-las mais atrativas”, garante.
Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, o investimento é essencial para garantir que os espaços públicos continuem acolhendo com qualidade os cidadãos. "Investir na manutenção e adaptação das Ruas da Cidadania é investir em conforto, segurança e inclusão das pessoas”, diz Jamur.
Intervenção planejada
De acordo com o engenheiro fiscal da obra, Tadeu Morais de Castro, do Departamento de Edificações da Smop, a intervenção foi planejada para complementar as condições de acessibilidade do edifício.
“A rampa está sendo construída na parte externa da edificação, seguindo rigorosamente as normas técnicas da ABNT NBR 9050:2020. O objetivo é assegurar o acesso contínuo e seguro a todos as pessoas, sem depender exclusivamente dos elevadores”, explicou o engenheiro.
A estrutura será feita em concreto armado, com fechamento em alvenaria e corrimãos ao longo de toda a extensão. A fundação será composta por sapatas de concreto armado, vigas e pilares.
As lajes, em concreto aparente, terão faixa de piso podotátil para orientar e alertar pessoas com deficiência visual. O acabamento será feito com textura acrílica e pintura no mesmo padrão da edificação existente, garantindo harmonia estética.
A obra está na fase inicial, com colocação de tapumes, demolição e marcação da área de intervenção, e tem previsão de conclusão para fevereiro do próximo ano.
Descentralização administrativa
Inaugurada em 2016, a Rua da Cidadania Cajuru faz parte do processo de descentralização administrativa de Curitiba e atende cerca de 248 mil moradores dos bairros Cajuru, Capão da Imbuia, Guabirotuba, Jardim das Américas, Uberaba e Tarumã.
Localizada na Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150, o espaço de 11 mil m² e três pavimentos abriga serviços municipais e diversas atividades sociais, culturais e esportivas, além da sede administrativa da Regional Cajuru.