Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Smart City Expo 2023

Público prestigia inovações da Prefeitura de Curitiba apresentadas no último dia do Smart City

Último dia de expositores, público, pitchs, no Smart City Expo Curitiba 2023. Curitiba, 24/03/2023 Foto: Levy Ferreira/SMCS

O Smart City Expo Curitiba 2023 chegou ao fim nesta sexta-feira (24/3). Sediado em Curitiba desde 2018, esta é a primeira edição do evento a ter três dias de duração. O público que prestigiou o último dia teve a oportunidade de conhecer as diferentes formas que Curitiba adotou para incentivar a inovação e conhecer antecipadamente o Bairro Novo do Caximba, uma experiência imersiva usando tecnologia do metaverso.

No coração da feira, o Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço da Prefeitura de Curitiba, foi cenário das apresentações de ferramentas inovadoras que já beneficiam a população da capital. Pela manhã, a Prefeitura detalhou a criação e o uso do Cartão Curitiba, lançado pelo prefeito Rafael Greca no Smart City Expo, nesta quarta-feira (22/3).

Outro projeto de destaque foi a Pirâmide Solar do Caximba, a primeira usina de energia solar da América Latina construída sobre um aterro sanitário desativado. O projeto será entregue à população no aniversário de Curitiba e a energia produzida vai resultar em economia para os cofres públicos – valor que será  investido em outras políticas públicas para a população. 

Já o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) expôs o número de áreas verdes na capital. A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) apresentou o trabalho de esclarecimento realizado com moradores da Vila 29 de Outubro sobre o projeto Bairro Novo do Caximba. O programa Bom Negócio, que oferece capacitação de alto nível para microempreendedores do Vale do Pinhão, apresentou o balanço do último ano e propostas futuras para incentivar o empreendedorismo curitibano.

Último dia no Metaverso

O casal de visitantes Oduvaldo Mansani, de 79 anos, e Maria Luiza Mello, de 71 anos, percorreu o pavilhão de exposições no Centro de Eventos Positivo nesta sexta-feira. Oduvaldo é pesquisador de física quântica e têm interesse no metaverso. Segundo ele, a experiência é realmente espetacular. "Usar a realidade virtual para ampliar a qualidade de vida e dos serviços que usamos na vida real é visionário", elogia.

Já Maria Luiza elogiou os projetos da Prefeitura que estão expostos nos balcões do Smart Plaza Vale do Pinhão. Ela se encantou com as inovações apresentadas. "Para mim, essa é a tecnologia do futuro, o que é bastante positivo", justifica. 

Pitches do dia

Entre as 40 startups que marcaram presença no Smart Plaza durante os três dias de Expo, o destaque desta sexta-feira foi a startup Earth Renewable Technologies, terceiro lugar do Pitch Live Vale do Pinhão, a competição nacional de startups, realizado na semana passada. A empresa está há um ano e meio em Curitiba.

O presidente da empresa, Kim Fabri, apresentou os seus bioplásticos renováveis, biodegradáveis e compostáveis, e a forma como podem substituir os plásticos convencionais, que demoram mais de 400 anos para se decompor. "É uma solução sustentável que pretende reduzir o acúmulo de resíduos em aterros e o uso de plásticos na cadeia produtiva. Nossas pautas estão alinhadas com as pautas da Prefeitura, que fomenta essas soluções que contribuem para reduzir os resíduos plásticos no meio ambiente", explicou. 

Em exposição

Nesta sexta-feira, a Prefeitura de Curitiba continuou a expor atividades de projetos como o Fab Lab, o Farol do Saber Móvel, além das experiências de robótica dos estudantes da rede municipal de ensino.

Entre as startups que estiveram expondo e interagindo com o público no Smart Plaza Vale do Pinhão está a plataforma jurídica digital Zeno, que pretende conectar seus usuários com advogados qualificados.

“Nosso principal objetivo é tornar as pessoas protagonistas dos seus próprios direitos. Também é uma conexão importante para os advogados, que às vezes não sabem de que forma fazer marketing dos seus serviços”, explica o cofundador da startup, Gustavo Vecchio. A startup já foi vencedora do Rocket, evento de incentivo do Vale do Pinhão em 2021 e 2022, nas categorias gestão e órbita again. 

Outro expositor é a startup Bus’Station com a experiência da comunicação em mídias embarcadas dentro de ônibus. “O objetivo da nossa empresa é realmente melhorar a ambientação dentro do transporte público”, conta o fundador Felipe Thomaz. 

Ambas as startups realizaram pitches no Smart Plaza. No restante dos estandes, estavam a Human Robotics com o robô autônomo pelo qual o usuário realiza autoatendimento, a Giro.Tech que pretende habilitar startups para operações de financiamento, e a Keep Charged, que propõe mapeamento de pontos de carga para veículos elétricos.

O Smart City Expo Curitiba 2023

O Smart City Expo Curitiba é a versão brasileira do maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira Barcelona. O evento mundial reúne mais de 25 mil participantes de 150 países.

Organizado pelo iCities, hub brasileiro de negócios em cidades inteligentes, o Smart City Expo Curitiba tem chancela internacional da Fira Barcelona; apoio da Prefeitura de Curitiba, do Vale do Pinhão e da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap); e patrocínio da Arlequim, Intelbras, Indra/Minsait, Sebrae, São Paulo Negócios e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).