Mês de férias, festas e viagens em família, dezembro é também de alerta e prevenção ao abandono de animais. A campanha Dezembro Verde, em Curitiba, ganha mais uma vez neste ano o reforço da parceria entre a Rede de Proteção Animal da Prefeitura e o Sindicato dos Aviários e das Casas Agropecuárias (Sindaca), para divulgar informações sobre a guarda responsável entre os aviários e pet shops da cidade.
O diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo, lembra que o combate ao abandono de animais acontece o ano todo, assim como as orientações para o cuidado com os pets da cidade e outras ações da Rede de Proteção, como as castrações gratuitas e avaliações clínicas, em prol do bem-estar animal.
“Aproveitamos o mês de dezembro e o mote da campanha para reforçar que o abandono é crime. O curitibano sempre adere à causa animal e temos tido respostas bastante positivas às nossas políticas públicas”, destaca Evaristo.
Com a união de forças com o Sindaca, a ideia é que a mensagem chegue ao maior número de pessoas possível. A expectativa é que cerca de mil estabelecimentos, associados ou não à entidade, recebam o material.
Para o presidente do Sindaca, Fábio Hideki Assahi, as lojas têm papel importante para orientar os tutores sobre o bem-estar dos animais. “Dentro do pet, na hora da compra ou de um serviço, o proprietário fala da campanha e esse cliente acaba repassando a informação aos vizinhos”, reforça. “Eles mesmos tornam-se, depois disso, agentes denunciadores, ajudando a combater o abandono”, completa.
Cliente de um pet shop na região do bairro Água Verde, a dona de casa Sueli Jacomasso aprova a campanha. Ela, que cuida do cãozinho Dingo já há sete anos, conta que chega a evitar viagens longas por que seu companheirinho passa mal. “Mudou a rotina, minha irmã sempre me convida, mas tenho que pensar na minha responsabilidade com ele”, diz. “Abandonar nunca pode ser uma opção”, finaliza.
É crime, pode denunciar
O material, produzido pela Secretaria Municipal da Comunicação Social, traz a informação da Lei Federal 9.605/98, que caracteriza o abandono de animais como crime, com pena de detenção e multa. O cartaz traz, ainda, números para denúncias – o da Central 156 e o Disque Denúncia 181, da Secretaria da Segurança Pública do Paraná.