Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Trabalho

Pronatec ampliou oferta e qualificou quase 2.500 pessoas

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) ampliou em Curitiba, durante 2013, a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. -Na imagem, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem Urbano. Foto: Valdecir Galor/SMCS (arquivo)

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) ampliou em Curitiba, durante 2013, a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Foram qualificados 2.469 trabalhadores, em cursos técnicos gratuitos, para formação inicial e continuada ou qualificação profissional, para pessoas reincidentes no Seguro Desemprego, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda, com duração mínima de dois meses. “Os cursos proporcionam aos trabalhadores diversas oportunidades. A qualificação abre caminhos para novas profissões, com salários mais valorizados que impactam positivamente nas condições de vida do trabalhador”, disse a vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho e Emprego Mirian Gonçalves.

Dados da Secretaria mostraram que dos alunos encaminhados durante este ano pelo Sine Municipal aos cursos de qualificação profissional do Pronatec, 73% concluíram os estudos, aumentando as chances de empregabilidade e com melhoria salarial.

O Pronatec oferta cursos gratuitos de formação profissional e tecnológica. As aulas são realizadas em escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR e do SENAT, em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio.

Os cursos mais procurados são os da área de construção civil, indústria mecânica, automobilística, transporte e comércio. “Existem caminhões de carga parados no pátio das empresas por falta de motoristas qualificados. Não basta apenas ter apenas a carteira de habilitação. É preciso se especializar em algum tipo específico de carga, como o transporte de passageiros”, explicou Marisa Stedille, diretora de Qualificação para o Trabalho da Secretaria do Trabalho e Emprego. É o caso de Cristina Bernini, 40 anos e caminhoneira. “Fiz vários cursos no Pronatec, como Mecânica a Diesel e Manutenção de Carga e isso tem feito a diferença para melhor”, disse.

Para Maycon Moreira dos Santos, operador de máquina, que acaba de concluir o curso de Mecânica a Diesel, a expectativa é grande. “Já estive no SINE e constatei que com capacitação os salários são mais atrativos”, afirmou. Já para Maurício José Teixeira, o Pronatec veio preencher uma lacuna em sua vida. “Sou operador multifuncional e sempre há necessidade de novas tecnologias. O Pronatec tem sido muito útil na minha vida profissional e o curso ainda é gratuito”, afirmou.

Como se inscrever

Para esse ano, a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego vai disponibilizar diversos cursos de qualificação pelo Pronatec. São todos gratuitos e as inscrições começam em fevereiro. A prioridade é para os trabalhadores que recebem pela terceira vez o seguro desemprego, num período de dez anos. Além da capacitação, todos os alunos matriculados e que frequentarem regularmente as aulas receberão material didático, certificação e auxílio de R$ 10 por dia para transporte e alimentação.

Após o curso, o SINE Municipal faz o encaminhamento às vagas de emprego disponíveis. Para os cursos com vagas remanescentes, serão aceitas inscrições da comunidade, com o repasse dos mesmos benefícios. As matrículas e informações sobre a escolaridade para os cursos podem ser feitas no site www.pronatec.mec.gov.br ou aqui.