Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
EduCão

Projeto socioeducacional une adolescentes e cães resgatados pelo Crar e ganha reconhecimento nacional

Projeto socioeducacional que une adolescentes e cães resgatados pelo Crar ganha reconhecimento nacional. Foto: Divulgação

Texto: Adriano Kotsan
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)

Um projeto que une carinho, esperança e alegria para seres humanos e animais que passaram por maus-tratos. Esse é uma pequena descrição do EduCão, desenvolvido pelo Centro de Socioeducação de Curitiba (Cense Curitiba) com cães que estão para adoção no Centro de Referência de Animais em Risco (Crar), da Rede de Proteção Animal da Prefeitura.

O projeto conquistou o 3° lugar no Prêmio Prioridade Absoluta do Conselho Nacional de Justiça, que teve os resultados divulgados recentemente. A parceria prevê a realização de oficinas semanais de apoio mútuo entre cães vítimas de maus-tratos e adolescentes em privação de liberdade que estão no Cense Curitiba. A próxima vai acontecer nesta quarta-feira (26/11).

Os adolescentes participam de treinamento com os cães, inclusive com caminhadas e brincadeiras com os animais, que semanalmente são levados até o Cense Curitiba. As oficinas também estimulam a aprendizagem de profissões correlatas, como adestrador, passeador e cuidador de cães. O projeto também trabalha responsabilidade social, desenvolve habilidades socioafetivas e cognitivas e incentiva a adoção responsável de cães.

EduCão foi criado pela educadora social Taciana Costa Neves e pelo agente de segurança socioeducativo Everaldo Rodrigues de Oliveira e lançado no dia 1º de maio de 2024.

De acordo com o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Prefeitura de Curitiba, Edson Evaristo, o projeto, em um ano, contribuiu muito para o aumento do bem-estar dos animais que estão no Crar e para o desenvolvimento dos adolescentes atendidos pelo Cense.

“Esse é um projeto exemplar para todo o País, tanto que foi reconhecido pelo prêmio do Conselho Nacional de Justiça. Só temos a agradecer a oportunidade de participar e ver a troca de aprendizados que acontece entre os cães e os adolescentes”, disse Evaristo. 

Adoção permanente

O Centro de Referência de Animais em Risco (Crar) mantém uma campanha permanente de adoção gratuita de cães e gatos. O local funciona todos os dias, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 15h30, na Rua Lodovico Kaminski, 1.381, CIC. Nos fins de semana e feriados, o atendimento é feito em regime de plantão.