Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Vida Nova

Programa Vida Nova leva aposentadas à exposição do artista Rogério Dias

Aposentadas do Programa Vida Nova do IPMC, visitam a Exposição "Sobrevoo - Rogério Dias, 80 anos" no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, no MON, com a presença do artista. Curitiba, 23/07/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM


Participantes do programa Vida Nova, realizado pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), visitaram, nesta quarta-feira (23/7), a exposição “Sobrevoo: Rogério Dias – 80 anos”, em exibição Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC), que funciona temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico. A exposição revisita a trajetória do artista paranaense. Além da visita, cerca de 20 professoras aposentadas participaram de bate-papo com o próprio Rogério Dias e realizaram atividades artísticas dentro da exposição.

O convite foi feito pelos organizadores do evento em parceria com o MAC. A coordenadora do Vida Nova, Daniélle Sass, conta que as vagas se esgotaram rapidamente e os participantes do programa se mostram engajados em atividades como essa.

O convite foi feito pelos organizadores do evento em parceria com o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC). A coordenadora do Vida Nova, Daniélle Sass, conta que as vagas se esgotaram rapidamente e os participantes do programa se mostram engajados em atividades como essa.

“Nas primeiras atividades desde o retorno do programa, o pessoal estava meio tímido, mas agora qualquer atividade programada tem uma adesão instantânea. Está sendo um sucesso”, comemora.

Fã do artista e de sua arte

A professora aposentada Marinei Gabardo do Santos, 75 anos, conta que é sua primeira participação em um evento do programa Vida Nova. Para ela, esse evento resgata suas vivências como professora da rede municipal de ensino.

“Para mim, a arte é fundamental, mesmo agora como aposentada, nem sei onde estaria se não fosse por ela. Para nós, curitibanos, principalmente nós, aposentadas, essa exposição é maravilhosa”, afirma ela. A atividade da qual participou uniu duas grandes paixões da aposentada. Além de professora de Artes, Marinei é fã de Rogério Dias “desde sempre”.

No bate-papo, as participantes do programa puderam trocar experiências com o artista, além de perguntarem diretamente a Rogério sobre seu processo criativo, vida e obra. Elas ainda participaram de uma atividade artística que estimulou as aposentadas a reproduzirem uma Gralha Azul, ave símbolo da cidade, se inspirando nos traços de Rogério.

Exposição Sobrevoo

A exposição apresenta pinturas, aquarelas, colagens, esculturas e objetos do artista. As obras reunidas revelam diferentes fases de sua produção, marcada pela sua inventividade, exuberância de cores e forte dimensão poética. As visitas à exposição se encerram no dia 27 de julho.

Para o artista, a visita das aposentadas foi positiva, pois elas se mostravam interessadas pelas suas obras e pelo bate-papo: “Uma pergunta boa sempre tem uma boa resposta e elas fizeram boas perguntas. É interessante você chegar aos 80 e ter um respaldo desses”, comenta Rogério.

Parceria na arte e no jogo

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH) e o IPMC, os aposentados do programa Vida Nova ganharam ingressos para o jogo do clube Athletico Paranaense, que aconteceu na noite de terça feira (22/7). Cerca de 15 aposentados assistiram ao jogo e, após o evento, compartilharam fotos e agradeceram pela oportunidade.

“Gostei muito. Não conhecia o estádio e foi muito gostoso. Que venham outras oportunidades”, conta Tania Maria Miecznikwski, uma das participantes do programa, a seus colegas, em um grupo de mensagens.

O que vem por aí?

A programação do Vida Nova pode ser conferida no site do IPMC. Ela é atualizada frequentemente. A próxima atividade programada será uma oficina de criação de máscaras e práticas de atuação, nos dias 22 e 28 de agosto, no Liceu de Artes do Memorial Paranista, no bairro São Lourenço.

E nos dias 16 e 18 de setembro, será realizada mais uma edição do IPMC Conecta, com aulas de inclusão digital.

Estas próximas atividades serão gratuitas. Os aposentados e pensionistas interessados devem fazer a sua inscrição. Ainda que as vagas estejam preenchidas, é possível inscrever-se na lista de espera, para o caso de haver desistência.

Saiba mais sobre o Vida Nova clicando AQUI.