Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Participantes do programa Vida Nova do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba) fizeram uma grande confraternização na primeira Festa Junina desde a volta do programa, neste ano. A festa foi realizada na sede campestre da Associação dos Aposentados da Prefeitura de Curitiba (AAPC), no bairro Umbará, na sexta-feira (4/7).
Cerca de 200 pessoas participaram da comemoração junina e se empolgaram com a performance da Banda da Guarda Municipal, que apresentou um repertório variado.
Ao som de clássicos do rock brasileiro, os aposentados dançaram e soltaram a voz em frente ao palco, finalizando o dia de celebração do mesmo jeito que começaram: com alegria, muitas fotos e reencontros de antigos colegas de trabalho.
A presidente do IPMC, Jocelaine Moraes de Souza, diz estar contente com o resultado do programa que melhora a cada dia. “Eles [os aposentados] estão mais felizes. Unir esses grupos de pessoas que já se conheciam no trabalho e proporcionar que se reencontrem está rendendo muitos frutos”, avalia.
O Vida Nova organiza atividades variadas aos aposentados e pensionistas do IPMC. São programações direcionadas ao bem-estar físico, mental e emocional dos beneficiários. O programa contribui para a integração entre os beneficiários do Instituto. Algumas das atividades culturais, educativas e recreativas são gratuitas e outras, pagas pelos participantes, como a Festa Junina deste ano.
A gente está viva!
A professora aposentada Simone Pereira da Silva, 58 anos, conta que conheceu o programa Vida Nova através de amigas que já participavam e relata seu diferencial em meio à rotina. “Não dá para parar no tempo, não dá para ficar fechada em casa, tem que existir um lazer porque a gente se aposentou, mas está viva”, diz Simone.
Além de participar do programa, a também professora aposentada Leni Weber de Machado, 62 anos, ajudou na organização do evento. Para ela, o programa é fundamental na vida do aposentado. “A gente conheceu pessoas e fez amizades que acabaram formando grupos. O meu se chama ‘aprendendo com as amigas’, que começou como um grupo de artesanato e agora fazemos até passeios juntas”, detalha.
Além da AAPC, o evento teve a parceria das secretarias do Governo Municipal, da Segurança Alimentar e Nutricional e da Defesa Social e Trânsito.
O que vem por aí
A programação do Vida Nova pode ser conferida no site do IPMC. Ela é atualizada frequentemente. As próximas atividades programadas serão a leitura voltada aos avós e netos, na quarta-feira (16/7), na Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural, no bairro Portão.
Nos dias 22 e 28 de agosto, no Liceu de Artes do Memorial Paranista, no São Lourenço, haverá uma oficina de criação de máscaras e práticas de atuação. Nos dias 16 e 18 de setembro, será realizada mais uma edição do IPMC Conecta, com aulas de inclusão digital.
As três atividades são gratuitas. Os aposentados e pensionistas interessados devem fazer a sua inscrição. Ainda que as vagas estejam preenchidas, é possível inscrever-se na lista de espera, para o caso de haver desistência.
Saiba mais sobre o Vida Nova clicando AQUI.