Participantes do programa Vida Nova do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba) fizeram uma grande confraternização na primeira Festa Junina desde a volta do programa, neste ano. A festa foi realizada na sede campestre da Associação dos Aposentados da Prefeitura de Curitiba (AAPC), no bairro Umbará, na sexta-feira (4/7).
Cerca de 200 pessoas participaram da comemoração junina e se empolgaram com a performance da Banda da Guarda Municipal, que apresentou um repertório variado.
Ao som de clássicos do rock brasileiro, os aposentados dançaram e soltaram a voz em frente ao palco, finalizando o dia de celebração do mesmo jeito que começaram: com alegria, muitas fotos e reencontros de antigos colegas de trabalho.
A presidente do IPMC, Jocelaine Moraes de Souza, diz estar contente com o resultado do programa que melhora a cada dia. “Eles [os aposentados] estão mais felizes. Unir esses grupos de pessoas que já se conheciam no trabalho e proporcionar que se reencontrem está rendendo muitos frutos”, avalia.
O Vida Nova organiza atividades variadas aos aposentados e pensionistas do IPMC. São programações direcionadas ao bem-estar físico, mental e emocional dos beneficiários. O programa contribui para a integração entre os beneficiários do Instituto. Algumas das atividades culturais, educativas e recreativas são gratuitas e outras, pagas pelos participantes, como a Festa Junina deste ano.
A gente está viva!
A professora aposentada Simone Pereira da Silva, 58 anos, conta que conheceu o programa Vida Nova através de amigas que já participavam e relata seu diferencial em meio à rotina. “Não dá para parar no tempo, não dá para ficar fechada em casa, tem que existir um lazer porque a gente se aposentou, mas está viva”, diz Simone.
Além de participar do programa, a também professora aposentada Leni Weber de Machado, 62 anos, ajudou na organização do evento. Para ela, o programa é fundamental na vida do aposentado. “A gente conheceu pessoas e fez amizades que acabaram formando grupos. O meu se chama ‘aprendendo com as amigas’, que começou como um grupo de artesanato e agora fazemos até passeios juntas”, detalha.
Além da AAPC, o evento teve a parceria das secretarias do Governo Municipal, da Segurança Alimentar e Nutricional e da Defesa Social e Trânsito.
O que vem por aí
A programação do Vida Nova pode ser conferida no site do IPMC. Ela é atualizada frequentemente. As próximas atividades programadas serão a leitura voltada aos avós e netos, na quarta-feira (16/7), na Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural, no bairro Portão.
Nos dias 22 e 28 de agosto, no Liceu de Artes do Memorial Paranista, no São Lourenço, haverá uma oficina de criação de máscaras e práticas de atuação. Nos dias 16 e 18 de setembro, será realizada mais uma edição do IPMC Conecta, com aulas de inclusão digital.
As três atividades são gratuitas. Os aposentados e pensionistas interessados devem fazer a sua inscrição. Ainda que as vagas estejam preenchidas, é possível inscrever-se na lista de espera, para o caso de haver desistência.
Saiba mais sobre o Vida Nova clicando AQUI.