A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) realizou, nesta quarta-feira (10/12), em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e Guarda Municipal, o encerramento das atividades de 2025 do programa Defesa Civil na Educação - Conhecer Para Prevenir (CPP). Em 2025, foram realizados 1.075 simulados de emergência nas 440 unidades de ensino de Curitiba mantidas pelo município. Também integram o programa 16 instituições de educações particulares.
Foram registradas 23 ocorrências reais. Devido ao treinamento fornecido, todos os profissionais e estudantes saíram ilesos dessas situações.
Como parte fundamental do programa, participaram das capacitações mais de três mil profissionais terceirizados, que aprenderam como evitar emergência e como agir com rapidez e eficácia em situações reais. Outra etapa importante foram os cursos de Primeiros Socorros e Brigadas de Incêndio, que formaram 242 profissionais da Educação, em 9 turmas.
Reconhecimento ao mérito
Na ocasião foi realizada a entrega de certificados e medalhas de colaboração aos representantes dos Núcleos Regionais da Educação e da Guarda Municipal que colaboraram ativamente com o programa. Também foi condecorada a Professora Marina Fonseca Rodrigues, que atua no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Madre Elvira, no Boqueirão. Em setembro, Marina salvou a vida de um de seus alunos, ao realizar a manobra de Heimlich no garoto, que sufocava. Além de reconhecer a bravura da professora, a condecoração revela o quanto o CPP é necessário para garantir a segurança em ambiente escolar.
O coordenador da Defesa Civil, Inspetor Nelson Ribeiro, lembrou que em vinte anos de CPP nenhuma criança morreu devido a acidentes nas instituições de ensino de Curitiba.
“Conseguimos estes resultados porque todos os profissionais que participam do programa são extremamente comprometidos e sabem realizar todos os protocolos de segurança ensinados. O Conhecer Para Prevenir hoje é referência no Brasil inteiro”, afirmou Nelson.
A diretora de Projetos Especiais e TI da Secretaria Municipal de Educação, Maria Cristina Brandalize, agradeceu todos os envolvidos, desde os gestores do programa a todos os professores e funcionários. ”Nós temos equipes altamente comprometidas em tornar cada vez mais seguros os nossos CMEIs e demais instituições de ensino”, pontuou Brandalize.
O Superintendente de Infraestrutura do SME, Vinicius Faraj, ressaltou que o CPP é um sucesso por receber plena adesão de todos os envolvidos. “Este é o único entre os programas extracurriculares que possui adesão acima de 90%. Quando estive no exterior e apresentei o CPP na Finlândia, gerou enorme interesse”, disse Faraj.
O Inspetor Filipus, chefe da Guarda Municipal da Matriz, também congratulou a todos pelo programa e afirmou a importância da manutenção da iniciativa.” O mais importante é tornar nossas escolas seguras e salvar vidas”, declarou.