Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Vale do Pinhão

Profissionais de Recursos Humanos discutem a transformação digital

Employer Summit, evento inédito preparado pela empresa curitibana Employer e pela Microsoft com o apoio da Prefeitura de Curitiba no auditório de orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba. Na imagem Prefeito Rafael Greca participa do evento - Curitiba, 11/09/2019 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Cerca de 250 profissionais e especialistas da área da área de Recursos Humanos participam, nesta quarta-feira (11/9), do Employer Summit, evento inédito preparado pela empresa curitibana Employer e pela Microsoft com o apoio da Prefeitura de Curitiba.

No auditório do Mercado de Orgânicos, durante todo o dia, os participantes assistem a palestras, apresentação de cases e painéis sobre as transformações na área de Recursos Humanos. Servidores da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal e do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) participam do evento.

Cidade das ideias

O prefeito Rafael Greca falou aos participantes no fim da manhã e ressaltou que a Prefeitura apoia o mundo digital e a revolução tecnológica. “Nossa Prefeitura vê a transformação digital como estratégia de governo. Mas queremos ver Curitiba como cidade das ideias”, anunciou aos profissionais de RH. Ele destacou ainda a importância do sentimento de pertinência que todos devem ter em relação a cidade.

Greca explicou ao grupo como surgiu a ideia do Vale do Pinhão, movimento criado pela Prefeitura para incentivar o ambiente da inovação da cidade. “Resolvemos criar uma cidade onde o pensamento com a tecnologia fosse uma estratégia de futuro e de governo”, resumiu.

Ele citou a transformação perceptível nas escolas, nos Faróis do Saber e Inovação, bibliotecas públicas que, em 1993, na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, passaram a oferecer internet pública gratuita.

“Hoje, nos faróis, misturamos os livros com a lan house e com a impressora 3D. Nada substitui o cérebro que lê. As crianças são preparadas com transversalidade multidisciplinar para saber o porquê das coisas. São preparadas pela leitura. Essa é a nossa visão, colocar o pensamento em tudo”, declarou.

“O software da nossa smart city Curitiba é nosso amor pela cidade. O software tem que ser a inteligência humana. O mundo digital é um instrumento. O software verdadeiro é o ânimo, a vontade. Não podemos perder a capacidade de pensar. Quem está no comando somos nós”, disse o prefeito.

O secretário de Administração e de Gestão de Pessoal, Alexandre Jarschel de Oliveira, também participou do evento.

Tempo para ver as pessoas

O presidente da Employer, Marcos de Abreu, avaliou a importância da transformação digital na área de recursos humanos. “É preciso sobrar tempo para vermos as pessoas”, disse ele.

Segundo Abreu, no Brasil, a área de recursos humanos tem 1.200 rotinas previstas em lei, por mês, independentemente do tamanho da empresa. “É difícil dar conta de tudo”, afirmou.

Ele disse estar surpreso com a adesão ao evento que tinha uma lista de espera de 200 pessoas. “Ficamos surpresos com o interesse. Temos muitas pessoas do interior do Paraná e representantes de grandes empresas brasileiras, todos interessados no tema da transformação digital.”