Que tal preparar uma receita diferente para agradar no Dia das Mães, neste domingo (14/5)? A médica veterinária Caroline de Oliveira Mendes Machado e a estagiária de nutrição Patrícia Trianchini Gomes, da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), ensinam uma receita muito saborosa com pinhão, a semente da araucária, árvore símbolo do Paraná.
Receita de escondidinho de pinhão com carne moída
INGREDIENTES
1 kg de batatas com casca cortadas em cubos
2 cenouras médias com casca cortadas em cubos
250 ml de leite
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de chá de queijo parmesão
1/2 xícara de chá de cebola em cubinhos bem pequenos
1 colher de sopa de alho em cubinhos bem pequenos
500g de carne moída
3 xícaras de chá de pinhões cozidos e cortados em cubinhos bem pequenos
1 xícara de chá de tomate sem pele cortado em cubinhos bem pequenos
MODO DE PREPARO
Cozinhe as batatas e as cenouras com casca.
Leve as batatas ao processador até formar um purê. Coloque-a em uma panela e leve ao fogo com 250 ml de leite e 2 colheres de sopa de manteiga. Deixe ferver, mexa bem e reserve.
Em uma panela, frite a cebola e o alho até ficarem dourados e soltinhos, acrescente a carne moída e deixe fritar um pouco. Após, junte o pinhão e a cenoura cozidos e o tomate - todos cortados em cubinhos - e um pouquinho de água. Deixe cozinhar.
Coloque parte do purê no fundo de uma travessa. No meio, faça uma camada com o refogado de carne moída com o pinhão. Cubra com mais purê de batata, polvilhe o queijo e decore com pinhões inteiros. Leve para o forno até que o queijo gratinar. Sirva para a mamãe.