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Prática perigosa

Prefeitura de Curitiba vai reforçar medidas para coibir “rabeira” nos ônibus

Prefeitura vai reforçar medidas para coibir prática perigosa de pegar “rabeira” nos ônibus da capital. FOTO: Câmara Municipal de Curitiba (CMC)

A Prefeitura de Curitiba faz um alerta para os casos de conduta perigosa de pedestres e ciclistas nas canaletas de ônibus e vai reforçar medidas para coibir a prática. No último fim de semana, um adolescente de 14 anos que pegava “rabeira” em um veículo da linha Pinheirinho/Carlos Gomes morreu depois de ser atingido pelo ônibus que vinha na direção contrária.

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Eduardo Pimentel, prefeito.

“Nós vamos reforçar ainda mais a fiscalização e campanhas de conscientização. É muito importante a conversa dentro de casa também, dos familiares com os jovens, para que isso não aconteça. Infelizmente esse adolescente acabou falecendo, minha total solidariedade à família. Era a terceira vez que ele estava numa rabeira, já tinha sofrido dois outros acidentes. Não podemos permitir que isso aconteça”, disse o prefeito Eduardo Pimentel na tarde desta segunda-feira (28/4), durante a apresentação, no SmartPark Barigui, de 45 novos ônibus para a frota de Curitiba.  

A intenção é conscientizar a população não apenas sobre as chamadas rabeiras, mas também sobre o perigo de usar a canaleta para caminhar, correr, pedalar ou tirar fotos. Nesta época do ano, por exemplo, muita gente vai à Rua a Deputado Heitor Alencar Furtado, no bairro Mossunguê, para fazer registros das árvores avermelhadas, que são uma atração da capital. Alguns chegam a deitar na canaleta para fazer fotos. “Foto na calçada é tão bonita quanto na canaleta”, declarou o prefeito.


70 acidentes em 2024

Levantamento realizado pela Urbanização de Curitiba (Urbs) mostra que, no ano passado, houve 70 acidentes nas canaletas, envolvendo ciclistas e pedestres, volume 21% superior ao de 2023. De 1 de janeiro até 27 de abril ano, já foram 16  acidentes com ciclistas e pedestres nas canaletas da cidade, com 18 feridos e uma morte. No mesmo período do ano passado foram 21 acidentes envolvendo pedestres e ciclistas, com 18 feridos.

Os principais motivos de acidentes nesses espaços são ações proibidas: caminhar, correr ou pedalar na canaleta e pegar “rabeira” nos veículos, além de desatenção, causada principalmente pelo uso do celular ou fones de ouvido, e atravessar a rua fora do local apropriado.

“O impacto de um ônibus expresso ou um biarticulado é brutal, mesmo em velocidade baixa. Nós controlamos a velocidade dos expressos a 30 km por hora nas saídas de terminais e em frente às escolas, porém, ao longo da canaleta, eles podem chegar até 50 km por hora. Então, as pessoas precisam evitar andar, caminhar ou se exercitar nas canaletas e pegar rabeira nos veículos”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Educação e fiscalização

A Prefeitura promove ações educativas regulares para orientar sobre os riscos de usar a canaleta, que é exclusiva para o transporte coletivo. Além disso, há operações de fiscalização, com apoio da Guarda Municipal, Setran e Delegacia do Adolescente. Na última operação realizada em 2024, oito adolescentes que pegavam rabeira foram apreendidos e encaminhados para a Delegacia do Adolescente. Novas ações estão programadas para maio. 

Ao todo 149 ônibus das categorias Expresso e Linha Direta também são equipados com uma placa anti-intrusão, que impede, por exemplo, que os ciclistas apoiem o pé na traseira do veículo, dificultando a rabeira.

Multa

Segundo o presidente da Urbs, a intenção é acelerar a aprovação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) do projeto de lei que estabelece multa de 100 passagens (R$ 600) para quem for flagrado pegando rabeira.

“Vamos nos reunir com o presidente da casa, Tico Kuzma, e o Sindimoc, para organizar uma força-tarefa, com o apoio da Guarda Municipal e da Setran, para coibir essa prática nas canaletas”, disse.

Canaletas exclusivas

As canaletas exclusivas para o transporte coletivo desempenham um papel fundamental na melhoria da mobilidade urbana, garantindo maior fluidez ao transporte público e contribuindo para a redução do congestionamento nas vias da cidade. No entanto, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), elas são exclusivas para os ônibus. Somente veículos que realizam atendimentos de emergência em saúde e segurança pública estão autorizados a circular por essas vias.

Ações educativas

Além disso, a Setran desenvolve ações e campanhas educativas periodicamente, com a distribuição de panfletos informativos para alertar ciclistas e pedestres sobre condutas perigosas no trânsito. Há também ações integradas dos agentes da ABC Trânsito (Escola Pública de Trânsito de Curitiba) com fiscais da Urbs e guardas municipais. 

Em 2024, foram realizadas oito ações conjuntas nas canaletas, resultando na abordagem de 6.456 pessoas, entre pedestres, ciclistas e demais condutores. A ABC Trânsito, por sua vez, abordou 4.156 ciclistas em ações educativas ao longo do ano, além de realizar 156 abordagens voltadas para 12.566 pedestres. Em todas elas, a proibição do uso das canaletas é reforçada.