Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Pra você!
Autorização

Prefeitura recebe profissionais que fotografam atletas nos parques de Curitiba para definir regras

Prefeitura recebe fotógrafos de atletas que atuam nos parques de Curitiba para definir regras. Curitiba,04/07/2024. Foto: Hully Paiva/SMCS

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Comunicação Social, recebeu as demandas de fotógrafos que atuam em parques da cidade fazendo fotos de atletas profissionais e amadores. A reunião foi com a secretária municipal da Comunicação Social, Cinthia Genguini, com a superintendente da secretaria e coordenadora da Curitiba Film Commission, Juliana Midori, e com o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Fachinello, nesta quinta-feira (4/7). 

Ficou acordado que os fotógrafos vão pedir autorização para atuar nos parques à Curitiba Film Commission, e também explicado que não é permitido usar os espaços públicos da cidade para publicidade e comercialização de fotos, pois não existe uma lei ou regulamento específico para isso. 

“Vamos delimitar alguns espaços nos parques e com horários definidos, vamos fazer testes. Neste primeiro momento a autorização será por 30 dias, podendo ser renovado por mais 30 dias. A Prefeitura quer fomentar a economia criativa em Curitiba, mas precisamos fazer isso seguindo regras e da forma correta”, explicou a secretária Cinthia Genguini.

O presidente da Câmara reforçou que o pedido da reunião para os ajustes foi prontamente atendido, após chegarem algumas reclamações de frequentadores que estavam se sentindo incomodados pelos fotógrafos no Parque Barigui. “Queremos chegar a uma solução de bom senso para todos. Com essas adequações acredito que vamos conseguir evoluir”, disse Fachinello.

Os fotógrafos explicaram que a plataforma nacional que usam, o site onde são publicadas as fotos, usa reconhecimento facial. Somente os atletas cadastrados conseguem ter acesso às fotos. Também existe a opção de bloquear a pessoa que nunca queira que sua foto vá para a plataforma. Além disso, não é feita a abordagem das pessoas nos parques, os atletas já sabem onde procurar suas fotos pelo site.

Os fotógrafos atuam nos parques Barigui, Bacacheri, São Lourenço, Náutico e no Velódromo do Jardim Botânico. Participaram da reunião na Secretaria Municipal da Comunicação Social os fotógrafos Vanderlei Almeida dos Santos, Mariel Bueno Rodrigues, Lincoln Schindler e Valker Kravetz.