Texto: Millena do Prado Lechtchechen
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Em março, as regionais Cajuru, Portão, Santa Felicidade e CIC recebem os mutirões do programa Curitiba sem Mosquito. Durante a ação, agentes de saúde orientam a população sobre a prevenção da dengue e o descarte correto de entulhos, que são posteriormente recolhidos por caminhões da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
A primeira ação de março está sendo realizada na área de abrangência da Unidade de Saúde Solitude, na Regional Cajuru. A população das imediações já começou a ser orientada na última sexta-feira (27/2), trabalho que segue ainda nesta segunda-feira (2/3). O recolhimento está marcado para esta terça-feira (3/3).
Durante fevereiro, a iniciativa esteve nas regionais Cajuru, Tatuquara, Pinheirinho e Boa Vista, onde foram recolhidas 39,26 toneladas em seis mutirões. Durante os dois meses de ações em 2026, foram recolhidas cerca de 105 toneladas de entulhos.
Regional Cajuru
No mês de março, a Regional Cajuru receberá três ações do Curitiba Sem Mosquito.
Além da ação no entorno da US Solitude, nos dias 6/3 e 9/3, os agentes irão percorrer 33 quarteirões da área de abrangência da Unidade de Saúde Lotiguaçu (R. Eunice Bettini Bartoszeck, 1287 - Uberaba) orientando os moradores. O recolhimento está marcado para 10/3.
Ainda na Regional Cajuru, o Curitiba Sem Mosquito será realizado em 21 quarteirões na área de abrangência da Unidade de Saúde Alvorada (Rua Ivone Espírito Santo Garcia, 100 - Uberaba). Os moradores serão orientados nos dias 13/3 e 16/3 e o recolhimento será em 17/3.
Regional Portão
O Curitiba Sem Mosquito também estará na Regional Portão em março. A ação acontece em 23 quarteirões da área de abrangência da unidade Santa Quitéria I (Rua da Divina Providência, 1445 - Santa Quitéria). Os moradores serão orientados nesta terça-feira (3/3) e quarta-feira (4/3) e o recolhimento será na quinta (5/3).
Regional Santa Felicidade
Nos dias 10 e 11/3, a ação percorre 30 quarteirões na área de abrangência da Unidade de Saúde Pinheiros (Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 - Santa Felicidade). O recolhimento ocorre no dia 12/3.
Regional CIC
O mutirão acontece também na regional CIC, nos 16 quarteirões de abrangência da unidade Caiuá (Rua Arnaud Ferreira Velloso, 200 - Cidade Industrial de Curitiba). Os moradores serão orientados nos dias 17/3 e 18/3 e o recolhimento será no dia 19/3.
Orientações
Para o recolhimento do Mutirão Curitiba sem Mosquito, os moradores devem colocar os entulhos para fora do imóvel na data da passagem dos caminhões. Resíduos de porte menor devem ser embalados ou ensacados antes do descarte.
Serão coletados objetos inservíveis (móveis, eletrodomésticos e entulhos), materiais recicláveis (garrafas, plásticos, ferros e metais recipientes), pneus, resíduos orgânicos e restos vegetais embalados.
Materiais com peso ou volume elevado (como resíduos de construção civil), resíduos orgânicos e restos vegetais não embalados, resíduos tóxicos e perigosos (lâmpadas, medicamentos, pilhas e tintas) e veículos de transporte não serão recolhidos pela Prefeitura de Curitiba no Mutirão Curitiba sem Mosquito.
O que se coleta no Mutirão Curitiba Sem Mosquito:
- Pneus (no máximo dois por residência)
- Vegetais (até 1 metro cúbico por residência)
- Objetos inservíveis: móveis, eletrodomésticos e entulhos
- Materiais recicláveis (garrafas, plásticos, ferros e metais recipientes)
O que não se coleta no Mutirão Curitiba Sem Mosquito:
- Pneus em maior quantidade (como no descarte de borracharia ou comércio)
- Caliça (precisa solicitar coleta específica pelo 156)
- Materiais com peso ou volume elevado (como resíduos de construção civil)
- Resíduos orgânicos e restos vegetais não embalados
- Resíduos tóxicos e perigosos (lâmpadas, medicamentos, pilhas e tintas)
- Veículos de transporte
Serviço
Regional Cajuru
Área de abrangência da US Solitude (R. Isaías Ferreira da Silva, 150 - Solitude)
- Data que a população será orientada: 27/2 e 2/3
- Número de quarteirões: 21
- Data do recolhimento: 3/3
Área de abrangência da US Lotiguaçu (R. Eunice Bettini Bartoszeck, 1287 - Uberaba)
- Data que a população será orientada: 6/3 e 9/3
- Número de quarteirões: 33
- Data do recolhimento: 10/3
Área de abrangência da US Alvorada (Rua Ivone Espírito Santo Garcia, 100 - Uberaba).
- Data que a população será orientada:13/3 e 16/3
- Número de quarteirões: 21
- Data do recolhimento: 17/3
Regional Portão
Área de abrangência da US Santa Quitéria I (Rua da Divina Providência, 1445 - Santa Quitéria)
- Data que a população será orientada: 3/3 e 4/3
- Número de quarteirões: 23
- Data do recolhimento: 5/3
Regional Santa Felicidade
Área de abrangência da US Pinheiros (Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 - Santa Felicidade)
- Data que a população será orientada: 10/3 e 11/3
- Número de quarteirões: 30
- Data do recolhimento: 12/3
Regional CIC
Área de abrangência da US Caiuá (Rua Arnaud Ferreira Velloso, 200 - Cidade Industrial de Curitiba)
- Data que a população será orientada: 17/3 e 18/3
- Número de quarteirões: 16
- Data do recolhimento: 19/3