Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba-Pinhais

Prefeitura de Curitiba conclui posicionamento de vigas de pontes sobre o Rio Atuba

Finalização de posicionamento de vigas gigantes para ponte sobre o Rio Atuba. Curitiba, 09/09/2025. Foto: Isabella Mayer/SECOM

A Prefeitura de Curitiba cumpriu mais uma etapa da grande obra de infraestrutura que compreende a construção do viaduto Curitiba-Pinhais, no limite entre os dois municípios.

No último domingo (7/9), foram posicionadas seis vigas longarinas gigantes que, com as outras seis colocadas no dia 31 de agosto, vão formar a base das duas pontes que serão erguidas sobre o Rio Atuba, na divisa entre Curitiba e Pinhais. 

As pontes serão paralelas ao novo viaduto Curitiba-Pinhais, que será construído entre a Avenida Victor Ferreira do Amaral e a Rodovia João Leopoldo Jacomel.

Devido ao tamanho das estruturas - cerca de 33 metros de comprimento em concreto e aço, pesando pouco mais de 50 toneladas - o transporte e lançamento das peças exigiu uma operação especial realizada em dois domingos (31/8) e (7/9) para reduzir impactos no trânsito.


Trabalho e segurança

De acordo com a diretora do Departamento de Pavimentação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), Manuela Marqueño, o objetivo da obra é melhorar a mobilidade metropolitana e por isso é importante a compreensão da comunidade durante o período que durar a intervenção.

“É importante que os motoristas colaborem, diminuindo a velocidade ao transitar nos trechos em obras, para garantir a segurança dos trabalhadores, bem como dos pedestres que circulam no local”, aconselhou a engenheira.

Começou cedo

A operação de alta complexidade para posicionar as grandes estruturas começou às 7h do domingo em que se comemorou a Independência e foi encerrada às 15h. Como medida de segurança, a Copel desligou as redes de média e alta tensão nas imediações da obra.

Cada viga foi transportada individualmente do canteiro de obras, localizado a cerca de 1 km de distância, até o ponto de instalação. A operação trouxe alterações pontuais no trânsito, porém as vias estavam devidamente sinalizadas.

Próxima fase: laje e pistas

Depois do posicionamento das 12 vigas distribuídas nas duas pontes, os trabalhos vão avançar para a execução da laje, encaixe com as pistas marginais – que já estão em implantação - e a preparação da pavimentação.

Quando prontas, cada ponte terá 35 metros de comprimento, 13,4 metros de largura e contará com duas faixas de rolamento, passeio para pedestres de quase 3 metros e barreiras de proteção. A intervenção integra o Lote 4, Pacotes 3 e 4, do projeto do Novo Inter 2, considerado um dos maiores investimentos em mobilidade urbana de Curitiba.

“É uma obra metropolitana que vai promover mobilidade urbana sustentável e inovadora, além de elevar a infraestrutura dos bairros, o que assegura maior qualidade de vida às pessoas”, avaliou o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.

Viaduto Curitiba-Pinhais

O novo viaduto ligando os dois municípios terá 155 metros de extensão e 25 metros de largura, com três faixas de rolamento em cada sentido, além das duas pontes marginais sobre o Rio Atuba. O viaduto será implantado com retorno, com uma rotatória estendida e que vai melhorar a mobilidade da região.

A rotatória sob o viaduto vai eliminar o atual semáforo de cinco tempos envolvendo a Avenida Victor Ferreira do Amaral, Rodovia João Leopoldo Jacomel e ruas laterais, como a Brasílio de Lara (Bairro Alto) e Paulo Kissula (Capão da Imbuia).

Renovação da paisagem urbana

Além da construção do viaduto e das pontes, a intervenção inclui a requalificação de vias, implantação de novos pavimentos e calçadas, iluminação pública e melhorias na drenagem. 

As obras são coordenadas e fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, com acompanhamento técnico da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), organismo da Prefeitura responsável pela gestão de projetos estruturantes com financiamento de bancos internacionais.

Novo Inter 2

A intervenção faz parte do Lote 4, Pacotes 3 e 4, do projeto do Novo Inter 2, um dos mais importantes investimentos em mobilidade urbana da capital paranaense.

O investimento é de R$ 68.797.559,49 e a previsão é de que os trabalhos, cuja ordem de serviço foi assinada em 28 de março, sejam finalizados em 18 meses. O Novo Inter 2 beneficiará 181 mil passageiros diariamente. As obras ocorrem em diversas regiões da cidade.